‘Conversa de Balneário’ expõe a linguagem sexista contra mulheres em palco

Esta sexta-feira e sábado, o Teatro Jordão, em Guimarães, acolhe o primeiro espetáculo do grupo formado por alumni da Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho (UMinho). O ‘TOTENTANZ’ apresenta ‘Conversa de Balneário’, sempre pelas 21h30.

Inspirado na obra ‘Locker Room Talk’, de Gary McNair, o espetáculo parte de testemunhos reais “a partir de entrevistas feitas a homens” para expor a linguagem sexista que circula nas conversas entre homens, normalmente tidas em ambientes protegidos, longe do escrutínio público, explica a produtora da peça, Rita Fernandes.

A peça, ressalta, foi escrita após a primeira eleição de Donald Trump, como presidente dos Estados Unidos.

Aponta que os textos são lidos e interpretados por quatro mulheres, o que cria “um desconforto” em quem ouve. “Foi um processo muito intenso porque as falas não são fáceis de ler, nem dizer, e também não vão ser fáceis de assistir e de ouvir”, refere.

Formado por sete ex-alunos da licenciatura em teatro da UMinho, com o acompanhamento artístico do docente da universidade, Nuno M. Cardoso, o ‘TOTENTANZ’ pretende ser um espaço de criação e produção de novos espetáculos. O nome aponta vem do alemão e significa “a dança da morte”.

O grupo já tem em desenvolvimento outro espetáculo ‘Loucos por Amor’, que deve estrear em outubro.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv