Convento de S. Francisco reabre a 9 de setembro

O Convento de S. Francisco, em Braga, reabre a nove de setembro. Terminadas as obras de requalificação, orçadas em 2,5 milhões de euros, a cerimónia de inauguração está agendada para as 15h30. “Vai ser um polo de difusão de conhecimento e também um ponto turístico de excelência para o concelho de Braga”, disse à RUM Olga Pereira, vereadora que tutela a Gestão e Conservação de Equipamentos Municipais.

O convento ficará aberto a uma visitação interpretada, com um circuito que inclui os dois primeiros pisos do convento, o mausoléu, a igreja e a sacristia. “Esta colaboração visa operacionalizar um circuito de visita integrado E, no fundo, tudo isto está inscrito numa estratégia regional e nacional de desenvolvimento turístico, designadamente ao nível das redes de turismo cultural e religioso”, acrescentou.

Haverá ainda espaços de trabalho para a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.

“Aquilo que existia eram ruínas e o equipamento foi totalmente requalificado. Claro que ainda há muito trabalho a fazer, designadamente nos arranjos exteriores”, apontou a vereadora.

A obra de requalificação do Convento prolongou-se por dois anos, porque, segundo Olga Pereira, esta era uma “requalificação complicada”. “À medida que foram fazendo a reabilitação, também foram descobrindo vestígios arqueológicos desconhecidos até então e isto é um trabalho em progresso. O grosso e a reabilitação do edifício estão realizados, mas a verdade é que há muito ainda por descobrir naquele conjunto monumental, trabalho esse que vai continuar a ser realizado”, finalizou.

Cerca de dois anos depois, as portas do Convento de S. Francisco reabrem ao público a 9 de setembro. A cerimónia de inauguração está agendada para as 15h30.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv