“Contactos socias devem ser reduzidos ao mínimo, agora mais do que nunca”

Portugal entrou esta quinta-feira na fase de mitigação da pandemia da Covid-19 e o secretário de Estado da Saúde, António Sales, alerta que, a partir de hoje, os “contactos sociais devem ser reduzidos ao mínimo, agora mais do que nunca”. 

O distanciamento social, adverte o responsável, “é crucial que as pessoas não adoeçam todas ao mesmo tempo”. Segundo o secretário de Estado da Saúde “todo o Serviço Nacional de Saúde está pronto a dar respostas a doentes com covid-19 [nesta nova fase]. Todas as unidades estão operacionais, tendo criado circuitos [para a circulação de doentes] covid e não covid”.


Portugal regista esta quinta-feira 3544 casos confirmados e 60 mortes

Graça Freitas, directora-geral da Saúde, acrescentou que “muitos doentes vão a partir de agora ficar em casa em vez de ir para o hospital – “é bom sinal”, sinal de que têm uma patologia ligeira. “O domicílio é uma boa opção para doentes com doença ligeira a moderada”, diz a diretora-geral da Saúde. É o lugar “mais seguro”.


O critério atual para ligar para o SNS 24 é ter sintomas e todas as pessoas com sintomas suspeitos terão acesso a um teste, garante a diretora da DGS.

A tosse é o primeiro sintoma a estar atento, seguido da febre e depois a dificuldade respiratória. Estes sintomas “devem levar a pessoa, sem pânico, a procurar o apoio da linha SNS 24.”



Portugal já recebeu cinco mil testes encomendados

Portugal já recebeu “cinco mil dos 80 mil testes previstos para a próxima semana”, confirmou o secretário de Estado da Saúde. Os restantes 75 mil chegarão “no início da próxima semana”.


O objectivo dos testes é detectar precocemente os casos positivos para os poder isolar, nota Graça Freitas. 

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv