Construção do novo quartel dos BV Braga está ‘presa’ na CCDR-N

A construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga está “presa” na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). O terreno em S. Paio D’Arcos é uma reserva agrícola e ecológica e falta agora “proceder à desafectação da reserva ecológica nacional”.
O quartel é o grande sonho da corporação e o maior desejo para 2021, ano em que o presidente, capitão António Ferreira, pretende “começar a construir” a nova casa dos Bombeiros.
“Este processo burocrático tem sido uma loucura. Depois de conseguida a desafectação da reserva agrícola, da aprovação nas Infraestruturas de Portugal, da Autoridade Nacional de Protecção Civil relativamente ao projecto, neste momento, precisamos da desafectação da reserva ecológica nacional, que é a parte mais difícil”, explicou o presidente. O capitão reconhece que se trata de “um processo enorme” que foi entregue na CCDR-N, que o está a analisar “e entende faltar um documento para o processo seguir para o Porto e de lá para o Ministério do Ambiente”. O documento em falta está já a ser alvo de análise pela Câmara de Braga.
“O sonho maior que tenho é dar-lhes um quartel e não vou desistir”
Depois das “promoções no corpo de bombeiros e da compra de equipamento e fardamento” para os soldados da paz, falta-lhes a nova casa. “O sonho maior que tenho é dar-lhes um quartel e não vou desistir”, garante o capitão.
Mantendo a esperança de lançar a primeira pedra no próximo ano, o presidente deseja que quando o processo chegar “ao ministério não fique por lá muitos meses para ser despachado”, lamentando que, já com o “projecto pronto, seja a parte burocrática a empatar”.
