‘Conselho Seguro’. PSP de Braga emite oito recomendações para a população

Vigiar a abertura e o fecho de portas ou portões, não deixar pertences nas viaturas ou contactar os agentes de segurança sempre que se estiver na presença de um crime. Estas são algumas das dicas inseridas na campanha ‘Conselho Seguro’, apresentada esta terça-feira no salão nobre do Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Apesar de reconhecer que as crianças e os idosos são as populações mais vulneráveis, a PSP lembra que qualquer pessoa pode ser alvo de actividades criminosas. O comissário Jorge Magalhães alerta para o cuidado que se deve ter com as habitações, “fechando sempre a porta de casa e o portão da garagem, com atenção a todas as fechaduras e não apenas ao trinco”.


“Aguardar que o portão de acesso feche totalmente antes de abandonar o local, vigiando a possível entrada de estranhos durante o fecho ou abertura de portão” é outro dos conselhos deixados pela PSP. No que diz respeito aos automóveis, o comissário destaca a importância de se “certificar que a viatura esteja totalmente trancada e sem objetos de valor visíveis no interior”.


Na presença de desconhecidos no interior de prédios ou garagens, a PSP recomenda que essas pessoas sejam interpeladas sobre as razões que as levam a estar naquele local. “É importante não abrir a porta de prédios a desconhecidos. Sempre que for abordado no domicílio de forma não solicitada, peça o cartão de identificação às pessoas que se apresentem como funcionários de serviços (luz, água, gás, tv cabo, etc) e confirme com a empresa de que se tratam de funcionários seus antes de abrir a porta”, enumera outros das recomendações.


A violência é uma das preocupações da Polícia de Segurança Pública. O comissário Jorge Magalhães enaltece a importância de participar “aos agentes da PSP sempre que se for vítima de violência”, assim como alertar para “outros movimentos suspeitos, ligando o número 253 200 420”.

“Contacte sempre a PSP sempre que seja vítima de um crime ou tenha havido uma tentativa contra si ou que tenha presenciado. O reforço das patrulhas policiais em determinados locias pode ser justificado mediante o crescente número de participações”, acrescenta.

Presidente da JF São Victor: “Existe um filão imenso por explorar”

A campanha, inserida no Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade da PSP, conta com a colaboração da Junta de Freguesia de São Victor, que ofereceu equipamentos informáticos ao comando distrital de Braga, nomeadamente dois computadores e um projetor, que serão utilizados em acções de sensibilização.

Destacando a importância desta acção, Ricardo Silva espera que haja “uma maior continuidade no futuro”. O presidente da Junta de Freguesia refere que, a partir destes oito conselhos, se percebeu que existe “um filão imenso por explorar”, dando o exemplo do crime informático.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv