Conselho das Associações Académicas Portuguesas formalizado hoje em Aveiro

Oito Associações Académicas Universitárias de Portugal, incluindo a AAUMinho, celebram este Dia Nacional do Estudante com a formalização do “Conselho de Associações Académicas Portuguesas”. Ao todo representam 100 mil estudantes, ou seja, 25% dos estudantes universitários em Portugal.


A formalização está prevista para esta sexta-feira, pelas 14h00, na Casa do Estudante da Universidade de Aveiro.


Presentes vão estar os oito presidentes das estruturas que exigem ter “uma voz ativa e um papel ativo no Ensino Superior Português.

Na nota enviada à RUM afirmam que “o conhecimento e a formação dos líderes do amanhã devem ser uma prioridade para o país”. “Se já anteriormente o esforço no apoio à futura geração de profissionais qualificados era escasso, agora os problemas parecem cada vez mais prementes. O Ensino Superior não é para todos, a organização e funcionamento das Instituições do Ensino Superior não está otimizada, o financiamento mantém-se como um problema crónico e cada vez mais se colocam questões mais e mais sérias, como a inércia ao problema da saúde mental dos estudantes ou a falta de modelos de avaliação e métodos pedagógicos que acompanhem as tecnologias emergentes”, avisam.


Alertando para o contexto já precário, referem ainda o clima socioecónomico “pouco favorável, uma inflação

preocupante e uma descrença na adaptação e procura de mecanismos que façam frente a estes desafios”. 


Uma das questões centrais das académicas é a “discrepância de tratamento dada aos grandes centros urbanos dos demais”, facto de deixa os estudantes destas universidades “seriamente preocupados pelo futuro do nosso país, em especial do Ensino Superior. “É urgente e indispensável uma posição e mudança”, vincam.


Exigem “reflexão profunda e urgente sobre o futuro do ensino superior em Portugal”


As Associações Académicas das Universidades de Aveiro, Algarve, Beira Interior, Coimbra, Évora, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo em consideração o contexto que atravessam, entendem ser necessária uma reflexão profunda e urgente sobre o futuro do Ensino Superior em Portugal, com balanço nas respostas de emergência que as suas Instituições de Ensino Superior propuseram mas, a cima de tudo, promover a

discussão numa ótica de oportunidade de mudança e evolução para o futuro.

O Académicas. compromete-se ainda a promover a discussão sobre o futuro do Ensino Superior português e as suas necessárias reformas com uma agenda constituída por ciclos de conferências, que procurará ao longo do ano promover momentos de auscultação, reflexão e discussão sobre o ensino, a participação estudantil, a ação social, o financiamento das Universidades e toda a sua vida, desde a cultura, ao desporto e ao bem estar físico e mental, terminando com um momento de reflexão global.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv