Congresso de espiritualidade e mística com 55 conferências e 70 oradores

‘À procura do não-limite’. Este é o nome do primeiro Congresso de Espiritualidade e Mística, que decorre de 24 a 27 de abril, na Colunata de Eventos do Bom Jesus do Monte, em Braga, e que espera reunir mais de 200 pessoas.
A iniciativa, promovida pelo Instituto de História e Arte Cristãs (IHAC) e pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO), conta com 55 conferências e perto de 70 oradores, nacionais e internacionais. Na apresentação do evento, que teve lugar esta segunda-feira, o Cónego José Paulo Abreu, presidente do IHCA e da comissão organizadora do congresso, enalteceu a “pluralidade” e “riqueza” dos especialistas convidados.
“Vamos ter congressistas ligados ao Vaticano, de Ávila, e portugueses de várias universidades e também alguns que trabalham no Vaticano” para abordar a temática a partir de diferentes áreas do saber como, por exemplo, Teologia, História, Medicina, Artes, entre outras. De acordo com o Cónego José Paulo Abreu estão reunidas as condições para que este primeiro congresso seja um “grande acontecimento”.
O programa apresenta ainda uma vertente cultural. No dia 24 de abril, na Colunata de Eventos do Bom Jesus do Monte, a iniciativa conta com uma noite de fado protagonizada pela Associação Cultural e Recreativa Fado com Arte. No dia seguinte, 25, estão previstas visitas guiadas ao Tesouro-Museu da Sé de Braga e ao Museu Pio XII. No mesmo dia, decorrerá também a sessão ‘O verbo itinerante gemendo de amores’, na Capela Imaculada. No dia 26, o programa propõe uma visita a Guimarães, nomeadamente ao Paço dos Duques, e no último dia, 26, ao Santuário de São Bento da Porta Aberta e à abadia de Santa Maria do Bouro.
Além disso, o evento contará com a apresentação de uma síntese do projeto de investigação ‘História Global da Espiritualidade e da Mística em Portugal’ (cinco tomos, sete volumes) e do ‘Dicionário Global da Espiritualidade e da Mística’ (dois volumes) que, segundo Eugénia Abrantes, presidente da comissão científica, conta com 4.000 verbetes.
De referir, que o evento será creditado como ação de formação para professores das mais variadas áreas.
As inscrições já se encontram abertas. Mais informação aqui.
