Confraria do Bom Jesus do Monte avança com visitas guiadas ao santuário

A partir desta terça-feira, a Confraria do Bom Jesus do Monte disponibiliza um serviço de visitas guiadas ao santuário a turistas e peregrinos. As sessões são orientadas por guias do espaço considerado Património Mundial da UNESCO desde 2019.
Disponíveis em português, inglês, espanhol, francês e italiano, as visitas dividem-se em cinco percursos. A principal intitula-se ‘Bom Jesus Essencial’ e compreende o interior e exterior da Basílica, a torre sineira e Coro Alto, o adro, o Largo do Pelicano, o S. Longuinhos, o elevador, a capela do Descimento da Cruz e uma explicação do escadório e capelas desde o S. Longuinhos.
‘Bom Jesus Essencial + Centro de Memórias’, ‘Bom Jesus Essencial + Escadórios e Capelas’, ‘Basílica’ e ‘Basílica, Jardins, Lago e Matas’ são as outras opções.
A duração de cada trajeto varia entre os 30 minutos e as duas horas. Escolas, universidades, instituições particulares de solidariedade social e grupos paroquiais têm um desconto de 50% sobre o preço base, que oscila entre um e quatro euros por visitante.
Para cada sessão, cujo número máximo é de 25 pessoas, é obrigatória uma marcação prévia através do telefone 253676636 ou do e-mail geral@bomjesus.pt, podendo escolher-se o percurso, a data, hora e número de participantes.
De acordo com Varico Pereira, vice-presidente da confraria, esta iniciativa pretende “mostrar o património religioso, cultural e natural do Bom Jesus do Monte, através de uma nova perspetiva, com a ajuda de guias qualificados”.
