Terceira conferência ‘Ambientar-se’ focada na redução dos resíduos sólidos

A terceira conferência ‘Ambientar-se’, agendada para o dia 21 de novembro no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, Vila Nova de Famalicão, é dedicada ao tema dos resíduos sólidos e à produção de lixo excessiva ligada ao consumismo irrefletido da sociedade atual. Integrada na ‘Semana Europeia de Prevenção de Resíduos’, o debate ‘Era do Lixo’ pretende suscitar a reflexão e a mudança no estilo de vida e nas políticas relacionadas com consumo e produção de resíduos, que continuam a aumentar em Portugal e na maior parte dos países do mundo.
À RUM, Manuela Araújo, chefe de equipa do Parque da Devesa, diz que esta é uma oportunidade para envolver as pessoas e os dirigentes políticos no problema. Ainda que os “hábitos não mudem de um dia para o outro”, para a dirigente, estas iniciativas, “quer seja para pequenos públicos ou para públicos maiores”, são sempre eficazes.
“Nós queremos envolver as pessoas porque a resolução deste problema não vai conseguir fazer-se sem a colaboração das pessoas, dos cidadãos. Esta conferêncai vai um bocadinho além de chegar aos decisores políticos, quer chegar também ao cidadão comum para que ele se envolva neste problema da redução de lixo”, diz.
A primeira parte é dedicada ao lixo, de uma forma geral. O debate, que conta com a presença do vereador na Câmara Municipal de Vila de Nova de Famalicão, Hélder Pereira, e a engenheira do ambiente e diretora de marketing da RESINORTE, Marisa Lima, centra-se no filme ‘Lixo Fora de lugar’ de Nikolaus Geyrhalter.
Já na segunda parte, focada no subtema da poluição pelo plástico, os vídeos curtos ‘Oceanos de Plástico’ e ‘Upstream: Microplastics in UK rivers’ dão o mote para a conversa entre Pedro Gomes, docente na Universidade do Minho, e Luís R. Vieira, investigador do CIIMAR.
O último painel é dedicado à redução da produção de resíduos. Será exibido o vídeo ‘Lowsumerism – O Consumismo Consciente’, que abrirá a tertúlia com Graça Rojão, doutorada em Sociologia, da CooLabora – Intervenção Social (Covilhã) e da Rede para o Decrescimento, a microbióloga Joana Costa e, ainda, a osteopata Yassine Benderra.
No segundo dia, 22 de novembro, o programa conta uma visita guiada às instalações do Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos de Riba de Ave.
A organização da conferência está a cargo da equipa do Parque da Devesa e associações locais ligadas ao ambiente: a Associação Amigos do Rio Este, a Associação Famalicão em Transição, a H2Ave, a Vento Norte e a YUPI, contando ainda com a colaboração da AVE – Associação Vimaranense de Ecologia.
A inscrição pode ser feita através do formulário online.
