Conferência AuxDefense revela novos equipamentos para os profissionais

A 3ª Conferência Mundial sobre Materiais Avançados para a Defesa (AuxDefense) permitiu dar conhecer novos equipamentos para os profissionais desta área. A iniciativa, que decorreu até esta sexta-feira em Guimarães, focou os últimos avanços na área.


Raul Fangueiro, da Fibrenamics, fala de três dias de “discussão intensa com contribuições fundamentais”. O evento reuniu mais de 150 investigadores de 35 países diferentes. “Estes três dias foram de intensa discussão técnico-científica e de interação onde foram apresentadas várias novidades no âmbito deste tipo de materiais principalmente para a proteção pessoal que atualmente está com um desenvolvimento muito evoluído em vários centros de investigação a nível mundial”, refere.

Ao longo da conferência foram explorados diversos temas, nomeadamente sobre investigação relacionada com materiais ativos e compostos, proteção contra explosões, sistemas de monitorização e sensores, entre outros. Raul Fangueiro dá conta das várias conclusões retiradas do evento. “Grandes evoluções na área da nanotecnologia com redução forte ao nível dos sistemas de proteção, não só de soldados, mas também de viaturas com sistemas cada vez mais leves mais confortáveis e cada vez com níveis de proteção mais elevados”, revela. “Também ao que atualmente designamos por aplicações duais, aplicações que tanto acontecem no domínio da defesa como no domínio civil, há áreas de interseção muito fortes que estão a ser exploradas e isso foi uma das conclusões importantes”, acrescenta.

O professor destaca a importância deste evento para a Universidade do Minho e para o país. “Esta conferência, reconhecida como um dos pilares importantes da investigação a nível internacional no domínio destes materiais avançados para a área da defesa, marca a posição muito relevante da Universidade do Minho e do país neste domínio”, considera. 

A AuxDefense ocorre a cada dois anos e já superou o milhar de participantes desde a edição inaugural de 2018, em Lisboa.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv