Concurso Eco-Natal “bateu recorde de participações”

Em 2019, a iniciativa Eco-Natal “bateu o recorde de participações”, com 26 trabalhos a concurso.
Os prémios da 16.ª edição foram entregues, esta terça-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga.
A EB 1 de Real, EB 2/3 de Celeirós e a Casa do Povo de S. Pedro D’Este venceram nas diferentes categorias.
Recordo que esta é uma iniciativa que premeia a criatividade dos alunos das escolas e instituições do concelho e que tem como principal objectivo a sensibilização para a reciclagem.
Segundo o vereador do Ambiente, Altino Bessa, os trabalhos “têm vindo a aumentar”, bem como “o número de instiuições concorrentes”. “Batemos o recorde este ano, com 26 trabalhos de 25 instituições e terão estado envolvidas 1200 pessoas”, informou o vereador.
As componentes educativa e ambiental são o foco da iniciativa. “Todos os trabalhos foram feitos com materiais reutilizados e a imaginação é muito fértil”, apontou Altino Bessa. Segundo o responsável pelo pelouro do Ambiente, “cada vez há trabalhos com melhor qualidade e todos querem apresentar o melhor trabalho possível”. “Isto pode-se tornar uma montra de visita e um exemplo a nível nacional”, acrescentou.
Para o presidente da autarquia este estímulo à reciclagem é ainda “mais pertinente em alturas de elevado consumo e produção de resíduos”, como é o caso da época natalícia. “Estes trabalhos não só assumem bem esse princípio, como também são um exercício cada vez mais capacitado de criatividade. É muito bom vermos que os trabalhos vão tendo uma componente de qualidade cada vez maior, que justifica que sejam uma peça ornamental no coração da cidade, numa das épocas em que mais gente aflui ao centro”, afirmou Ricardo Rio, que deixou ainda o desejo de que “de forma sistemática” os participantes “tenham bem presentes os conceitos que estiveram na base deste Eco-Natal na sua vida, nas instituições e famílias”.
No que diz respeito às Escolas Básicas, além da EB 1 de Real que, além do 1.º prémio, arrecadou também o 3.º, foi contemplada com o 2.º prémio a EB 1 Bairro da Misericórdia. Nas escolas de 2.º e 3.º ciclo, depois dos vencedores de Celeirós, seguem-se no pódio EB 2/3 de Gualtar (2.º) e EB 2/3 de Nogueira (3.º).
Na categorial ATL, a Casa do Povo de S. Pedro D’Este venceu, seguindo-se Centro Social e Paroquial de Sobreposta (2.º) e Patronato Nossa Senhora da Luz (3.º). Foi ainda atribuído um certificado de participação à Escola EB1/JI da Garapôa.
