Comissão de Trabalhadores UMinho toma posse esta quinta-feira

A Comissão de Trabalhadores da Universidade do Minho toma posse esta quinta-feira. A lista “Juntos somos um. Todos somos UMinho”, encabeçada pelo professor Carlos Abreu Amorim, da Escola de Direito, foi a única que se apresentou a sufrágio em novembro de 2021.


Progressão nas carreiras, questões contratuais e restruturação de serviços são os temas prioritários para a estrutura, sem esquecer as questões relacionadas com os investigadores que têm “ligações contratuais com a UMinho que não estão totalmente clarificadas”.

Carlos Abreu Amorim acredita que o novo mandato de Rui Vieira de Castro como reitor da UMinho ficará a ganhar com a constituição desta comissão, visto que os problemas identificados serão reportados de uma forma mais célere e direta nas reuniões mensais.

Em declarações à RUM, o professor da Escola de Direito fala num órgão “fundamental”, que irá primar por um processo de diálogo aberto com os órgãos de governo da academia e lutar pelos direitos dos trabalhadores.


Carlos Abreu Amorim frisa o facto de a comissão poder aceder aos “procedimentos disciplinares em que os direitos dos trabalhadores estejam envolvidos e receber um conjunto variado de informações sobre a vida da universidade quer no setor financeiro quer na reorganização de serviços”.

Além de Carlos Abreu Amorim a lista vencedora inclui ainda, por ordem, António Ovídio (Instituto de Ciências Sociais), Emanuel Albuquerque (Escola de Psicologia), Luís Carlos Fernandes (Instituto de Educação), João Monteiro (Escola de Engenharia), José Gomes (Escola de Engenharia), Francisco Mendes (Instituto de Ciências Sociais), Marta Ferreira (Escola de Economia e Gestão), Sílvia Monteiro (Instituto de Educação), Custódio Carvalho (Serviços de Ação Social) e António Gaspar Cunha (Escola de Engenharia).


Como suplentes estão José Palmeira (Instituto de Educação), Carlos Veiga (Instituto de Ciências Sociais), Sandra Pereira (Escola de Medicina), Miguel Duarte (Escola de Arquitetura, Arte e Design), Eduardo Rebelo (Serviços de Ação Social) e Maria Gomes (Escola de Direito). O mandatário foi Victor Soares, dos Serviços de Recursos Humanos.

A lista “Juntos somos um. Todos somos UMinho”, encabeçada por Carlos Abreu Amorim, foi eleita com 84% dos votos. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Anacronismos
NO AR Anacronismos A seguir: Music Hal às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv