AEBraga estima faturação de 240ME no comércio de rua em dezembro

A Associação Empresarial de Braga (AEBraga) estima um aumento de receita no comércio local na ordem dos 5% nas próximas semanas até ao natal, o que significa 240Milhões de Euros (ME).
Pelo centro da cidade, além da programação específica, a decoração das ruas também incentiva à fruição dos bracarenses ao centro histórico.
À margem da apresentação do programa Braga é Natal, dinamizado pelo Município em parceria com a AEBraga e a InvestBraga, Daniel Vilaça realçou a importância que os bracarenses dão ao comércio local. Segundo o empresário, “Braga tem a maior taxa de lealdade no país que se nota depois nos números”. “Os bracarenses realmente fazem compras no comércio local de Braga. No ano passado, a faturação do comércio geral em Braga andou nos 230Milhões de Euros [pagamentos com cartão e levantamentos em caixa multibanco], poucas pessoas são as que pagam em dinheiro, porque isso ainda iria aumentar esses números. Este ano prevemos um aumento de cerca de 5% nessas transações e esperamos 240ME de vendas durante o mês de dezembro”, revelou.
O representante da AEBraga falava durante a apresentação do programa Braga é Natal, cujo investimento municipal ronda os 450 mil euros entre programação e iluminação e fez questão de lançar um elogio a um detalhe de desburocratização levado a cabo pela nova liderança camarária: a isenção do pedido de licenciamento para a decoração da fachada das lojas da cidade. Daniel Vilaça explica que é uma prática que “vai incentivar os comerciantes a decorar as suas lojas e a tornar o ambiente ainda mais acolhedor” ainda que “mediante regras” entretanto publicadas pelo município em Edital.
A Associação Empresarial vem apelando à desburocratização de processos e o novo autarca, João Rodrigues, garante que desde que iniciou funções acedeu a “algumas alterações”, designadamente o exemplo deixado pelo presidente Daniel Vilaça. “Processos que desburocratizem a vida das pessoas e das empresas, que facilitem a interação entre as pessoas, os comerciantes, a CMB e a própria AEBraga, acho que ninguém pode discordar de que são positivos. Portanto, tudo aquilo que seja positivo e razoável, nós cá estamos”, assegurou.
Já foi revelado o programa Braga é Natal que vai decorrer de 29 de novembro a 11 de janeiro.
