Comerciantes otimistas com a Noite Branca, mas menos do que em 2022

A Associação Empresarial de Braga (AEB) espera um retorno económico na ordem dos 15 milhões de euros, com a Noite Branca, mas os comerciantes não estão tão otimistas.

O evento anima a cidade até domingo, com mais de 150 iniciativas e, com um investimento de meio milhão de euros, a autarquia espera milhares de pessoas nas ruas.

Com o aumento do custo de vida, há restaurantes com muitas reservas para hoje e amanhã, mas menos do que em 2022 e com consumos menos expressivos.

“Acredito que vai mexer um pouco mais em relação aos últimos dias, mas nada em comparação com o ano anterior”

Jorge Santos é chefe de sala no restaurante Alma D’Eça e acha que este ano “vai ser diferente, relativamente ao ano passado, desde logo pelas das dificuldades que as famílias portuguesas estão a passar, com as subidas das taxas de juros e a taxa de inflação, notando-se já uma quebra na restauração”. “Acredito que vai mexer um pouco mais  em relação aos últimos dias, mas nada em comparação com o ano anterior”, acrescentou.


Em 2022, em meados do mês de agosto este restaurante, localizado no centro da cidade, já contava com mais de 300 reservas para a altura da Noite Branca. Este ano, hoje e amanhã são esperados cerca de 150 clientes. “O cliente vem comer fora, mas o essencial”, revelou Jorge Santos.

Mais perto da Praça da República, na Boutique do Gelado são esperados “muitos clientes”, mas, sobretudo, “turistas”. “Os portugueses não gastam tanto dinheiro como os turistas”, adiantou Lisa Martins. A funcionária acredita que a Noite Branca “vai ser um impulso económico grande para a cidade, como é todos os anos”.

“Espero que estes dias sejam uma ajuda para um início de inverno que se prevê muito difícil”

Entramos na Donna Sé, na Rua do Souto, e encontramos a gerente de loja, Ana Esteves, que nos confidenciou que têm já “muitas reservas online”, mas “menos” do que no ano passado. Ainda assim, as reservas são de pessoas de vários pontos do país, desde o centro ao sul.

Além das dificuldades financeiras e do receio quanto ao futuro que assombra as famílias portuguesas, Ana Esteves teme também o impacto que a meteorologia possa ter no negócio. Com o distrito de Braga em alerta amarelo até às 18h00 de sábado, a chuva pode afastar clientes. “Espero que estes dias sejam uma ajuda para um início de inverno que se prevê muito difícil”, acrescentou Ana Esteves. Ainda assim, para esta sexta-feira e sábado, a sala do restaurante estará “praticamente cheia” e, em alguns momentos, “com fila de espera”.

Mais otimista está Pedro Costa, funcionário do restaurante Caldo Entornado. “A Noite Branca é uma festa que leva sempre muita gente, com muitos palcos e muitas atrações pela cidade e, mesmo com a chuva, acho que vamos ter muita gente”, afirmou. Ainda assim, reconhece que a carteira dos portugueses está mais vazia e “em termos de consumo pode, este ano, baixar um bocado”. “Eu acho que quando é para a festa o pessoal deixa sempre alguma coisa reservada”, acrescentou.

Neste espaço, as reservas também estão bem encaminhadas, mas só amanhã atingem a lotação máxima da sala.

Noite Branca de Braga com mais de 48 horas de programação

Com mais de 48 horas de programação, a Noite Branca de Braga vai contar com os concertos de Miguel Araújo e D.A.M.A, no palco Pópulo, e Piruka e Karetus, no Palco Avenida. Para o segundo dia, 9 de setembro, está marcada uma silent party nas Termas Romanas do Alto da Cividade, a partir das 19 horas.

No sábado, no Palco Pópulo vão atuar Cuca Roseta e Carolina Deslandes, enquanto o Palco Avenida vai ser animado por C4 Pedro, Blaya e Young White Night Music. No domingo, Marisa Liz atua, às 18h00, no Pópulo. Antes disso, na Avenida, às 16h30, é a vez de Tiago Nacarato dar música à cidade de Braga.

a Banda Musical de Cabreiros, Tiago Nacarato.

Além dos concertos, há várias exposições, peças de teatro, espetáculos de dança, sessões de cinema e circo para ver. Durante os três dias, os museus da cidade vão estar de portas abertas com programação própria até à uma da manhã. O programa completo pode ser consultado aqui.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv