Comemorações do 25 de Abril em 2024 ganham força com mais 15 instituições

A Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga assinou, esta quinta-feira, na Associação Empresarial de Braga, mais um conjunto de protocolos com instituições e associações do distrito com vista à realização de um programa de comemorações “abrangente” e “inclusivo” do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, assinalado no próximo ano.

Aos oito protocolos assinados em dezembro do ano transato, nomeadamente com a Fundação Bracara Augusta, a Synergia, a Associação Empresarial de Braga, a Malad’arte, o grupo Canto D’Aqui, a Civitas, a ASPA e a UMAR, juntam-se mais 15 entidades. De Braga, a Associação Académica da Universidade do Minho, a Livraria Centésima Página, a Associação Encontros de Imagem, a Federação de Associações Juvenis de Braga, o grupo musical Primo Convexo e o Theatro Circo, são os mais recentes membros. 


De Guimarães chega a Sociedade Martins Sarmento, o Cineclube de Guimarães, o Convívio – Associação Cultural e Recreativa e o Círculo de Arte e Recreio. De Fafe assinaram o NALF – Núcleo de Artes e Letras de Fafe e o Cineclube de Fafe. A Associação 25 de Abril, que se fez representar pelo coronel Rui Guimarães, o Forum Demos e o Movimento Democrático de Mulheres também se juntaram ao projeto.


As comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, assinalados em 2024, ganham assim “mais força”. Paulo Sousa, coordenador da comissão, destaca a importância e dimensão da iniciativa que espera ver reconhecida. “É a segunda etapa de um projeto que procura ser inclusivo, abrangente e transversal, envolvendo instituições, organismos públicos e associações que partilham a nossa ideia, não só de homenagem aos democratas, mas de prepararmos condignamente os 50 anos de 25 de Abril”, refere, considerando se tratar de uma “oportunidade histórica”.


Próxima etapa será assinar com as câmaras municipais do distrito

Paulo Sousa perspetiva um programa que, tendo esta dimensão distrital, será “aliciante” e “mobilizador”. O coordenador da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas de Braga adianta ainda a vontade de integrar no projeto, numa fase posterior, as câmaras municipais do distrito, sendo que já está previsto o protocolo com Câmara Municipal de Vila Verde“Esperamos ter mais momentos destes e não tenho dúvidas que outras associações, instituições e organismos públicos vão assinar connosco no futuro”, admite

“É importante sensibilizar os estudantes para o significado do 25 de Abril de 1974”

A Associação Académica da Universidade do Minho foi uma das entidades que aderiu ao projeto. A presidente Margarida Isaías salienta a importância de “sensibilizar os estudantes para o significado do 25 de Abril de 1974”. “Parece-nos de extrema importância falar sobre o 25 de Abril, falar sobre a democracia do antes, do após, da democracia de agora e daquela que poderá ser a o futuro”, frisa.



“É a garantia de que vamos continuar a crescer e a aumentar o alcance destas comemorações”

Por sua vez, Miguel Bandeira, membro da comissão e presidente da Fundação Bracara Augusta, entidade que assinou o protocolo em dezembro passado, destaca o “alcance” e a “relação intergeracional” do projeto. “É um privilégio e é também a garantia de que estas celebrações vão ser criativas e certamente superadas”, considera, acrescentando que o objetivo é também “captar jovens democratas”.

 

Um dos próximos eventos do programa acontece no dia 2 de maio, com a homenagem a Salgado Zenha, a propósito do centenário do seu nascimento. O dia inicia com inauguração de placa evocativa pela Câmara Municipal de Braga, no Largo da Senhora-a-Branca, onde nasceu Salgado Zenha, às 14h00. Pelas 18h30, haverá uma cerimónia na Escola de Direito da Universidade do Minho e às 21h30, uma sessão solene na Assembleia Municipal de Braga. 

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Breaks Lda
NO AR Breaks Lda A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv