Começou a campanha autárquica em Braga. Por onde andaram os candidatos?

Arrancou oficialmente a campanha autárquica. Até ao próximo dia 10 de outubro, os dez candidatos à Câmara Municipal de Braga desdobram-se em ações de contacto com o eleitorado, e parecem recorrer cada vez mais às redes sociais para promover as suas ideias para o futuro do concelho.

Neste primeiro dia, apenas duas candidaturas optaram por chegar ao eleitorado chamando a comunicação social local e por sinal abordaram a mesma temática: a mobilidade.

O candidato do movimento independente Amar e Servir Braga, Ricardo Silva, convocou esta terça-feira uma conferência de imprensa no apeadeiro de Ferreiros para anunciar que pretende implementar no concelho um tram-train, um meio de transporte elétrico híbrido sem que para isso se desperdicem os 76 Milhões de Euros da linha vermelha do BRT. O objetivo é, até 2037, criar quatro linhas, num total de 47 quilómetros. O investimento, aponta, deve ser encontrado junto do estado central, mas também com fundos comunitários.

A mobilidade foi também o tema que o Bloco de Esquerda lançou para o dia 1 da campanha autárquica. Na sede da distrital, em Braga, reuniram-se vários candidatos de concelhos vizinhos com a particularidade de todos se terem deslocado de transporte público, atestando a funcionalidade atual das ligações. António Lima, candidato à CMB, pretende colocar os TUB a fazer ligações ao concelho de Vila Verde enquanto no centro da cidade, sugere que os autocarros sejam substituídos por mini autocarros.

Já o candidato da coligação Juntos por Braga, João Rodrigues reuniu com os embaixadores empresariais de Braga para apresentar a estratégia económica para o concelho.

A coligação Partido Socialista/PAN não dispensou uma visita à Feira Semanal. António Braga criticou a realização da feira numa estrada nacional e prometeu aos comerciantes e clientes devolvê-la ao parque do Fórum Braga, onde estava no passado.

O candidato do Chega lançou um comunicado mencionando a sua ligação familiar com Santos da Cunha. Sobrinho-neto, o candidato Filipe Aguiar refugia-se novamente no slogan da candidatura “Mudar para Transformar”, assumindo o compromisso de “olhar para o futuro sem esquecer a identidade de Braga, apostando na mobilidade, na segurança, na valorização do património e na melhoria da qualidade de vida”.

O candidato do ADN, Francisco Pimentel Torres, destaca hoje o compromisso com as respostas sociais, propõe a abertura de mais centros de dia e atividades para a população idosa do concelho.

Já o candidato do MPT, Hugo Varanda, volta a optar pelas redes sociais para abordar alguns pontos do programa autárquico, nomedamente na área da saúde. Não se manifestando totalmente contra um eventual regresso ao modelo de gestão de PPP no Hospital de Braga, avisa que para tal há um conjunto de exigências, nomeadamente “a salvaguarda do interesse público acima de qualquer lógica de lucro”.

A candidatura da CDU, encabeçada por João Batista, alerta neste primeiro dia de campanha para um conjunto de respostas que se exigem para a freguesia de Lamas, nomeadamente: a segurança na ponte; a Proteção da Mamoa de Lamas – defender a nossa história e identidade, assim como espaços verdes e de lazer. 

O candidato Carlos Fragoso, do Livre esteve em gravações partidárias e a ultimar a participação em dois debates autárquicos.

Já o candidato Rui Rocha, da Iniciativa Liberal, “arregaçou as mangas” para promover mais um restaurante da cidade. Num vídeo publicado nas redes sociais da IL, faz alguns trocadilhos entre a gastronomia e os serviços municipais que diz que com a Iniciativa Liberal na gestão da autarquia vão estar “mais preparados para garantir qualidade” aos bracarenses.

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Elsa Moura
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