“Começam a ser dados passos concretos para criação da Área Metropolitana do Minho”

O presidente da AEMinho diz que já estão a ser dados passos para a criação da Área Metropolitana do Minho. Ricardo Costa abordou a cooperação entre o quadrilátero urbano e Viana do Castelo no programa da RUM “Negócios à Lupa”.

“O Minho como um todo será sempre mais forte, do que dividido em três comunidades intermunicipais (CIM)”, garante Ricardo Costa. A união das CIM já foi debatida, mas não teve o acordo dos responsáveis políticos dos quatro concelhos do distrito de Braga, mas, ainda assim, o empresário bracarense sublinha a unanimidade que existe para “a cooperação” entre o quadrilátero urbano e Viana do Castelo.

“Esta proposta da AEMinho pôs as pessoas a falar sobre o tema e pôs presidentes de CIM, de Câmaras ou o presidente da CCDR-N a querer dar passos seguintes nesta cooperação”, avançou Ricardo Costa.

Para a AEMinho, “faz todo o sentido que Viana se junte ao quadrilátero”, desde logo pelo “acesso ao mar”. “Temos em Viana mais mil milhões de euros em exportações e, por isso, tem todas as condições para ser parte deste polígono”, reforçou. O empresário acredita ainda que esta união iria “beneficiar os concelhos à volta”. “A região como um todo irá ganhar muito se existir esta cooperação”, disse ainda.

Segundo Ricardo Costa, há “abertura do presidente de Viana, Luís Nobre, e a AEMinho vai fomentar a abertura dos presidentes do quadrilátero para, de facto, termos uma Área Metropolitana no Minho. Começam a ser dados passos concretos para que ele ganhe forma”, finalizou.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv