Combate à Covid-19 de Braga e Famalicão elogiado pela ONU

Braga e Vila Nova de Famalicão estão entre os municípios portugueses elogiados pela ONU no combate à Covid-19.
A Organização das Nações Unidas publicou hoje um sumário de políticas, intitulado “Covid-19 num mundo urbano”, que dá conta de medidas a serem seguidas por cidades de todo o mundo, visando condições socioeconómicas, oferta de serviços públicos e resiliência para o futuro. Além de Braga e Famalicão, o relatório destaca ainda Lisboa, Porto e Sintra.
Famalicão é destaque por ter “apoios para o pagamento de rendas”, tal como a cidade japonesa de Yokohama. A Câmara de Famalicão apresentou o Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social e Económica em 31 de março, incluindo uma medida de comparticipação municipal de rendas para os agregados familiares que tenham perda de rendimentos por força da pandemia.
Já na categoria dos serviços e condições essenciais para a vida, Braga merece menção da ONU por medidas de “isenção parcial em tarifas de água, saneamento e resíduos urbanos”. Medidas similares foram implementadas no Quénia, na cidade de Machakos.
No distrito de Braga, Esposende foi uma das localidades que aplicou isenção nas tarifas de água, saneamento de águas residuais e de resíduos urbanos para todos os consumidores domésticos.
*Com Lusa
