Com nova linha ferroviária, Braga ficará a duas horas de Lisboa

Ainda que a nova linha ferroviária não vá resolver todos os problemas da ferrovia, o Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse hoje, no Porto, que as reduções de tempos de viagens chegarão também ao Minho, ao Alentejo, ao Algarve e à Beira Interior.
Entre os exemplos, o governante revelou que com a nova linha Porto-Lisboa, Braga ficará a duas horas da capital. Já a Guarda “poupará uma hora e vinte na viagem para o Porto, 50 minutos na viagem para Lisboa”. Enquanto Leiria ficará a 40 minutos de Lisboa. Ainda a propósito destes exemplos, Pedro Nuno Santos reiterou que esta é uma reforma “estrutural” na ferrovia.
“Aproximamos o norte e o sul do país e aproximamos o interior do litoral. Nós vamos verdadeiramente encolher o país”, disse. E continuou: “É certo que a nova linha entre Porto- Lisboa não vai resolver por si só todos os problemas de acessibilidade ferroviária no país, mas é um primeiro passo, indispensável a todos os passos que se seguirão”, vincou.
Recorde-se que esta manhã, na Estação de Campanhã, no Porto, o Governo está a apresentar o projeto da nova linha de alta velocidade Porto-Lisboa que pretende encurtar o tempo de viagem entre as duas cidades para apenas 1.15 horas.
Já o primeiro ministro António Costa salientou que com esta ligação “todo o país ficará servido”. Não vão circular apenas os comboios de alta velocidade, adiantou o primeiro-ministro. “Guarda ficará com muito menos tempo de percurso em direção ao Porto ou Lisboa”, revelou.
Ligação Porto-Vigo
Também até 2030 pretende-se construir um novo troço entre Braga e Valença, sem paragens intermédias. O custo desta obra é de 1,25 mil milhões de euros e ainda depende das obras do lado de Espanha, sobretudo da saída sul da estação de Vigo. A deslocação entre Porto e Vigo passa a durar uma hora, reduzindo em mais de uma hora o tempo atual de viagem.
Ao mesmo tempo, será construída a ligação, em túnel, entre a atual estação de Porto-Campanhã e o aeroporto Sá Carneiro, no valor de 450 milhões de euros em conjunto com a nova ligação em alta velocidade entre Lisboa e Porto. Em paralelo, será ainda duplicado, de duas para quatro vias, o troço da Linha do Minho entre Contumil e Ermesinde, por 60 milhões de euros.
Depois de 2030, o Governo pretende construir a ligação ferroviária entre o aeroporto Sá Carneiro e a estação de Nine, no valor de 350 milhões de euros. Nessa altura, o comboio entre Porto e Vigo passará a demorar apenas 50 minutos.
Os efeitos do troço Nine – Sá Carneiro não ficam por aqui e podem beneficiar a Linha do Minho convencional: de Braga ao aeroporto do Porto bastariam pouco mais de 20 minutos de comboio; a partir de Viana do Castelo, a viagem até ao Sá Carneiro e, depois, a Campanhã, demoraria menos de uma hora — e passaria a ser mais rápida do que o autocarro expresso.
Apesar de a ligação entre o aeroporto e Nine ter mais efeitos para a coesão territorial, o gabinete de Pedro Nuno Santos argumenta que a construção da nova linha entre o Porto e Nine “tem um impacto pequeno no tempo de viagem total, permitindo poupar cerca de dez a 15 minutos”.
c/eco
