CMB vai pagar antecipadamente o valor das 40horas semanais a aposentados

O presidente da Câmara Municipal de Braga esclareceu esta segunda-feira que, no processo das 40 horas semanais, o acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) permite a quem recebia menos de 750 euros e em situação de aposentação pedir a antecipação do pagamento.
Recorde-se que a Câmara de Braga terá que pagar cerca de três milhões de euros aos funcionários que, entre 2014 e 2016, cumpriram 40 horas semanais, em vez de 35 como tinha sido estipulado pelo Governo.
O tema foi levado a reunião de Câmara pelo vereador do PS, esta segunda-feira. “Os funcionários que recebessem abaixo de 750 euros por mês podiam ter direito ao retorno do valor que lhes foi retirado por inteiro e a informação que temos é que o município, por dificuldades financeiras, não está a pagar esse valor”, denunciou Artur Feio.
Ricardo Rio esclareceu a situação, desmentindo a denúncia do vereador socialista. “Não é verdade que houvesse qualquer compromisso em pagar antecipadamente a todas as pessoas que tivessem um salário inferior a 750 euros. No universo municipal, isso representaria a percentagem esmagadora dos colaboradores. Aquilo que ficou acordado com o STAL foi que o faríamos para quem recebesse menos de 750 euros e já estivesse numa situação de aposentação. A generalidade dos trabalhadores que tenham um salário abaixo dos 750 euros vai receber dentro do faseamento estabelecido, quem estiver aposentado poderá pedir antecipação. Não tem a haver com dificuldades financeira, foi o acordo estabelecido”, disse.
