CMB vai criar Portal do Desporto e prepara-se para apresentar Carta Desportiva

O município de Braga vai criar o Portal do Desporto, para divulgar a atividade desportiva do concelho.
Este foi um dos assuntos abordados pelo Conselho Municipal do Desporto, que reuniu, pela primeira vez, esta semana.
A plataforma digital ainda está a ser estruturada, não havendo data para o seu lançamento.
Ainda assim, em entrevista à RUM, a vereadora Sameiro Araújo explicou que este portal terá como objetivo “informatizar tudo aquilo que diga respeito ao associativismo e ao desporto concelhio, como os atletas inscritos, quer por modalidade, por escalão, por clube, mas também os calendários competitivos ou o historial de cada clube”. Além disso, através da plataforma será possível “fazer as marcações da utilização dos campos de pádel, de ténis ou das piscinas. “É algo que vai fazer com que haja uma maior aproximação das entidades desportivas e do município”, acrescentou.
Na sessão foram ainda apresentados os dados preliminares da atualização da Carta Desportiva de Braga, que inclui informações sobre a evolução registada nos últimos oito anos ao nível das instalações desportivas. O objetivo é agregar os dados que dizem “respeito a todo o parque desportivo da cidade, grandes ou pequenos campos, pavilhões, instalações indoor e outdoor, um levantamento exaustivo de tudo o que existe em termos de público e também de privado”. A apresentação pública deverá acontecer em breve, mas a responsável pela pasta do Desporto adianta que há “um aumento substancial de espaços para a prática desportiva”, no concelho.
Para Sameiro Araújo, este Conselho Municipal pretende fomentar a cooperação entre o município e as entidades desportivas, num processo de reflexão, de definição de estratégias sobre o setor desportivo no concelho e o desenvolvimento das suas diversas manifestações”. Desta forma, acredita a vice-presidente da autarquia, será possível aumentar “o envolvimento de todos os intervenientes”.
A Câmara de Braga está a elaborar um regulamento de apoio ao associativismo desportivo e desafiou o Conselho Municipal a dar contributos, visando o aumento de apoios e o seu equilíbrio nos vários âmbitos de abrangência. Este regulamento deverá ser apresentado na próxima reunião do Conselho Municipal do Desporto de Braga.
