CMB reforça escolas do concelho com 67 assistentes operacionais

Este ano as escolas públicas de Braga vão ter um reforço de 67 assistentes operacionais (AO). Um valor “acima dos rácios definidos pela Delegação-Geral das Autarquias Locais”, totalizando 833 profissionais contratados “por tempo indeterminado”.

De acordo com a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, 20 destes assistentes operacionais serão alocados aos estabelecimentos de ensino com “alunos com necessidades específicas e com maior grau de dependência”. Simultaneamente, “todos os jardins de infância” terão “mais um AO além daqueles já atribuídos para cada sala em funcionamento”.

Apesar de o Município ainda estar a fazer o levantamento dos alunos inscritos, devido “a transferências e inscrições que, ainda, não foram efetivadas”, os números são “instáveis”, mas Carla Sepúlveda garante que serão “efetivamente 20” os assistentes operacionais designados para as funções relacionadas com a “higiene pessoal, alimentação e mobilidade” dos alunos com necessidades específicas.

Primeiro ano de academia de formação para assistentes operacionais atingiu 500 profissionais.

Este ano, a operação de o projeto-piloto da academia de formação para os todos os assistentes operacionais, que arrancou no ano passado, continua nos mesmo moldes.

O projeto criado da parceria entre o departamento de Educação e de os Recursos Humanos da Câmara Municipal de Braga e implementado, pela primeira vez, no ano letivo passado, formou “500 assistentes operacionais” em temas relacionados com o papel dos assistentes na educação fora da sala de aula, o trabalho com crianças e jovens com necessidades específicas e segurança no trabalho e primeiros socorros.

Nas palavras da vereadora, o programa foi criado com o objetivo de “providenciar toda a formação que os assistentes operacionais precisam para estar ao serviço das escolas”, com várias ações a decorrer “três vezes ao ano” e até formações repetidas “para que todos os assistentes operacionais possam passar pela formação”.

Para além de cumprir o requisito legal da formação específica, os funcionários têm se “mostrado muito satisfeitos” com o projeto, por isso, este ano será renovado.

Partilhe esta notícia
José Brás
José Brás

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Praça do Município
NO AR Praça do Município A seguir: Clube de combate às 13:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv