CMB prossegue criação de rede municipal de praias fluviais e investe 1ME

A Câmara Municipal de Braga já lançou os concursos públicos para a execução das praias fluviais do Cavadinho, na Freguesia de Crespos, e de Navarra. Com um investimento superior a um milhão de euros, as intervenções “constituem mais um passo para a qualificação das margens do Cávado e para a criação de uma rede municipal de praias fluviais”, informa o município em comunicado.


 “Braga vai ganhar mais duas praias fluviais com todas as infra-estruturas necessárias que vão conferir conforto e segurança aos seus utilizadores”, aponta Ricardo Rio.

As duas novas praias vão ajudar a “diluir a pressão que existe sobre a Praia Fluvial de Adaúfe que anualmente atrai muitos milhares de visitantes”. O autarca assinala que as praias fluviais do Concelho têm como mais-valias a qualidade da água, a segurança, a existência de informação e educação ambiental, a gestão ambiental e equipamentos de apoio.

Praia do Cavadinho vai ter parque de estacionamento, parque de merendas e bar de apoio

Depois do processo de cedência dos terrenos junto às margens do rio Cávado, ocorrida no passado mês de Agosto, o Município avança agora com o concurso público para a execução da praia fluvial do Cavadinho. Orçada em 437 mil euros (a que acresce a taxa de IVA em vigor) e com um prazo de execução de dez meses, a intervenção vai incidir em dois espaços distintos: um primeiro, a uma cota mais elevada; e o segundo junto às margens do rio Cávado.

O projecto inclui a criação de um parque de estacionamento, a renovação do caminho de acesso ao rio com a reconstrução generalizada dos muros; a articulação com o canal da Ecovia do rio Cávado, a criação de um parque de merendas e de um bar/equipamento de apoio fluvial.

Recorde-se que este ano, a Praia Fluvial do Cavadinho voltou a ser distinguida pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza com o ‘Galardão de Qualidade Ouro’.

Praia Fluvial de Navarra com parque e bar

Já na Praia Fluvial de Navarra, a intervenção representa um investimento de 451 mil euros (a que acresce a taxa de IVA em vigor) e vai incidir sobre quatro pontos essenciais: a formação de um parque de estacionamento; o largo entre o estacionamento e bar/equipamento; acessos e fruição da margem; e a construção de um bar/equipamento de apoio fluvial.

A requalificação destas praias fluviais era uma ambição antigas da autarquia e das populações locais. O Município de Braga tinha já apresentado candidaturas ao programa de apoio Horizonte Portugal 2020 para as respectivas obras.

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv