CMB lança Manual de Apoios Municipais para levar iniciativas a todos os bracarenses

É assumidamente “um manual de propaganda”, onde está reunida a informação sobre todas as atividades estruturais referentes aos programas e projectos desenvolvidos pelo Município de Braga. 

O Manual de Apoios Municipais foi apresentado esta segunda-feira, no Altice Forum Braga. 

Ricardo Rio evidenciou a necessidade de compilar toda a informação num documento, a pedido de vários presidentes de Junta, para que as iniciativas possam chegar a todos os munícipes. 

“Há projetos que são transversais a todo o universo municipal e quisemos criar um inventário de todas as respostas e iniciativas com caráter estrutural, que indiquem, por exemplo, quem é o público-alvo e as condições de elegibilidade”, detalhou. 

O manual foi entregue a todos os autarcas locais e está disponível online


“Se vemos alguns responsáveis políticos manifestarem um profundo desconhecimento sobre a realidade existente no concelho, admito que sejam uma boa imagem daquilo que é a generalidade dos cidadãos. Há bracarenses que podiam beneficiar destas iniciativas e não têm conhecimento, por isso, temos que fazer propaganda para que possam criar benefício”, afirmou Ricardo Rio. O desconhecimento, assumiu o autarca, “pode ser responsabilidade da própria Câmara Municipal, que torna públicos as iniciativas, mas pode não chegar a todos”. “Os presidentes de Junta são aliados neste processo”, acrescentou.


O Município “entendeu que este era o momento para fazer a apresentação deste produto”, que está dividido em 17 capítulos, desde a coesão social e solidariedade, passando pela saúde, cultura e apoio ao cidadão. As empresas municipais são também incluídas no manual, com destaque para serviços e iniciativas disponíveis. 

O documento, adiantou Rio, deverá “ser continuamente atualizado” e, por isso, desafiou os presidentes de Junta a partilharem com a autarquia as suas próprias ações, sobretudo a nível social. 

“Para projetos ligados às responsabilidades sociais do município são alocados, anualmente, cinco milhões de euros do orçamento municipal, por isso, queremos que cheguem a quem precisa deles”, frisou.

Além disso, os presidentes de Junta receberam ainda o Bragapólio, “um jogo que é também uma forma de conhecer a cidade e a sua história”. “Queremos que as Juntas possam agilizar com os respetivos serviços, que possam interagir com um público mais infantil, seja na sede da Junta ou em articulação com as escolas”, adesafiou o presidente da Câmara. 


Depois da apresentação do manual, Diogo Dias, da Make Braga CLDS 4G, desafiou os autarcas locais a dinamizar comissões sociais, para que seja possível realizar um diagnóstico e um plano de ação, que possam contribuir para o Plano de Desenvolvimento Social, identificando as problemáticas sociais do território e criar ferramentas para resolvê-las. Neste momento, garantiu,  “há mais recursos humanos e financeiros” para o trabalho a ser desenvolvido.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv