CMB lança concurso público para compra de autocarros e equipamentos para o BRT

O concurso público para a aquisição dos autocarros, dispositivos de carregamento e serviços de manutenção durante 15 anos para o Metro Bus Braga foi lançado no início deste mês. O certame tem um preço base de 17 milhões de euros, valor totalmente financiado pelos 76ME do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) dedicado à novo sistema de mobilidade de Braga.

À RUM, a vereadora da Mobilidade na Câmara Municipal de Braga (CMB), Olga Pereira, confirmou o lançamento deste concurso internacional que contempla “12 autocarros articulados elétricos, a instalação das estações de carregamento e dos pantógrafos” e ainda “a prestação de serviços de manutenção das viaturas por um período de 15 anos”.

O primeiro autocarro, que é apenas um protótipo, está previsto chegar até ao dia 31 de março, “com o fornecimento total da frota a ser concluído até 1 de junho de 2026”, acrescentou. Caso estes prazos se cumpram, a promessa feita pelo Município, de que a linha vermelha estivesse em funcionamento por altura do São João, será cumprida, evidenciando assim o “comprometimento com este projeto e com aquilo que ele vai significar para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”.

Com os sucessivos adiamentos de serviços de Bus Rapid Transit (BRT) em Portugal, nomeadamente na cidade do Porto e Coimbra, a CMB decidiu procurar inspiração em exemplos implementados com sucesso em Espanha e no Luxemburgo. “Sabemos que funciona com sucesso no Brasil e em vários outros países da América Latina e, portanto, julgamos que também será uma boa solução para resolver uma série de problemas de mobilidade com que todos nós somos confrontados no nosso dia-a-dia”, disse.

Olga Pereira ressaltou que este é mais “um passo concreto” na direção do Metro Bus Braga, sendo certo que também já foi lançado o concurso público para as obras de infraestrutura dos corredores.

“Este é mais um passo a par de todos aqueles que foram dados nesta matéria”

A par da inovação tecnológica, o anúncio destes equipamentos sublinha também o empenho do executivo camarário na implementação de uma rede de mobilidade sustentável na cidade. A aquisição destes autocarros é só “mais um passo a par de todos aqueles que foram dados nesta matéria”, uma vez que cerca de 50% da frota dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) é “totalmente elétrica”, segundo Olga Pereira.

A caminho, estão mais 38 autocarros elétricos, cenário que vai permitir antecipar a meta “de ter a frota 100% limpa até 2027”, ao invés de 2030.

“Achamos que vai ter sucesso e que vai ser um sucesso crescente”

Para a vereadora, o sucesso deste serviço será “crescente”, sobretudo, depois de serem “implementadas as restantes linhas desta rede”. No entanto, as expectativas para a linha vermelha são grandes, uma vez que a ligação da Estação de Caminhos de Ferro ao Hospital de Braga, passando pela Universidade do Minho, é uma “linha concorrida”. Apenas com a linha vermelha em funcionamento, a estimativa é de cerca de dois milhões de pessoas tenham utilizado o BRT ao terceiro ano de funcionamento.

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José Brás
José Brás

Jornalista na RUM

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