CMB estabelece parceria para acolhimento de animais de pessoas infectadas

O Município de Braga acaba de estabelecer uma parceria com a Academia Canina de Braga e com a Clínica Veterinária de Adaúfe para acolhimento temporário de animais – cães e gatos – a pensar nos profissionais de saúde e nos Bracarenses que se encontram infectados com a COVID-19 e no sentido de evitar o abandono de animais de estimação.
Em comunicado, a autarquia revela que a Nortdog irá disponibilizar 25 boxes, e que a Clínica de Veterinária de Adaúfe irá alojar e cuidar de 4/5 animais.
Na mesma nota, a autarquia bracarense sublinha que não existem evidências científicas de que os animais de companhia, como cães e gatos, sejam infectados pelo novo coronavírus ou possam ser portadores da doença e reforça o apelo a todos para que não abandonem os animais de estimação.
Os detentores de animais de companhia poderão continuar a fazer passeios curtos e o mais próximo possível do local de residência e, apenas em casos de urgência, deslocar-se ao médico veterinário. Devem, contudo, ligar antecipadamente a marcar a consulta.
Os passeios devem ser sempre feitos num local mais isolado, sempre próximo da sua residência, fora dos grandes aglomerados de pessoas, evitando contacto com outros animais.
Entre os conselhos à população com cães, destaque ainda para a higiene social recolhendo os dejetos do cão e colocando-os no lixo, com um cuidado extra para todos.
Lave as patas do seu animal ao chegar a casa usando água e sabão neutro, tendo o cuidado de as secar devidamente. Lave as suas mãos de seguida.
Se tiver a COVID-19 ou um fizer parte de um grupo de risco, deverá pedir a um familiar ou serviço especializado que faça o passeio por si.
