CMB e P5 oferecem linha alternativa ao SNS24 a todos os bracarenses

O Município de Braga vai assinar um protocolo de colaboração com o Centro de Medicina P5 da Escola de Medicina da Universidade do Minho no valor de 100 mil euros. O protocolo vai ser analisado na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, 24 de janeiro, pelas 9h30, na Junta de Freguesia de S. Vicente.
O acordo prevê, por exemplo, a triagem de utentes e recolha de informação considerada relevante que será, posteriormente, disponibilizada aos centros de saúde e às unidades hospitalares sempre que solicitado.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, este acordo prevê a criação de uma linha “quase que alternativa ao SNS24”, que estará ao alcance de todos os bracarenses que necessitem de apoio clínico.
Outro dos destaques desta colaboração prende-se com o serviço “Trace COVID-19”, que vai permitir o contacto dos utentes em monitorização e colocação da informação em ficheiro para posterior upload na plataforma do médico de família ou médico assistente.
Em declarações à RUM, o edil considera esta colaboração um “ato de responsabilidade para com os cidadãos bracarenses”. Ricardo Rio recorda que a Universidade do Minho tinha desafiado o Serviço Nacional de Saúde a criar, de forma transversal, esta valência a toda a população, mas sem sucesso.
