CMB convoca reunião extraordinária para liquidar SGEB

A Câmara Municipal de Braga deverá aprovar na reunião extraordinária da próxima sexta-feira, a liquidação da SGEB – Sociedade Gestora de Equipamentos de Braga.
A decisão segue, depois, para a Assembleia Municipal, que deverá realizar-se a 17 de Dezembro.
A informação foi avançada pelo presidente da autarquia, Ricardo Rio, no final da reunião do executivo municipal, esta segunda-feira.
O município de Braga gasta, por ano, mais de seis milhões de euros em rendas dos equipamentos à SGEB.
O concurso original da SGEB, delineado pelo executivo socialista durante a gestão de Mesquita Machado, previa um investimento de 65 milhões de euros que incluíam 38 campos, 9 pavilhões, uma piscina olímpica e pavilhão multiusos, o Centro Cívico de São Vicente, o Edifício Multiusos de Sequeira e o projecto do Monte Picoto.
Destes 65 milhões, concretizaram-se apenas projectos no valor estimado de 35 milhões de euros, sendo que o custo real dessas obras ultrapassou largamente o previsto, fixando-se em 54 milhões de euros. A concretizar-se a extinção da SGEB, os equipamentos serão internalizados e a autarquia assume as dívidas e bens da sociedade.
A decisão de extinção foi apresentada a 22 de Novembro de 2016. Previa que a proposta de extinção junto dos parceiros fosse concretizada no ano seguinte, o que não aconteceu. A liquidação da SGEB permitiria à Autarquia poupar, no total, uma verba de 90 milhões de euros, sendo que o processo não implicaria o pagamento de indemnizações aos parceiros privados.
Se a SGEB não for liquidada os encargos anuais, no valor de seis milhões de euros, deverão manter-se até 2032.
c/ Elsa Moura
