CMB atribuiu apoio de 200 euros por nascimento ou adoção a cerca de 800 beneficiários

Em 2024, a Câmara de Braga atribuiu a cerca de 800 beneficiários o apoio de 200 euros por nascimento ou adoção.
A medida do município visa contribuir para salvaguardar o futuro geracional da população do concelho e para a fixação de residentes.
Aos microfones da RUM, o presidente da câmara, Ricardo Rio, admite que “há muitas pessoas que não estão a socorrer-se do apoio”. “Se olharmos para o número de nascimentos de bracarenses durante este ano, a verdade é que há mais nascimentos do que aqueles que são os beneficiários. Aquilo que nos preocupa, neste momento, é saber se as pessoas não estão a pedir o apoio por opção própria ou por desconhecimento”, refere o autarca.
O edil reforça assim a importância de partilhar informação sobre este apoio. “Se for por desconhecimento, vamos ter que reforçar as campanhas informativas de modo a alertar as pessoas para este benefício que não estão a aproveitar. Se for por opção, respeitamos, naturalmente”, conclui.
De acordo com o regulamento do programa ‘Braga Mais Família’, o apoio é atribuído numa prestação única, por cada nascimento ou adoção, “mediante comprovativo de despesas efetuadas em bens e serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável da criança”.
