CMB aprova redução de IMI e taxas municipais a residência privada em S.Victor

A empresa Proeza Poética, S.A. já iniciou a construção, em S.Victor, nas imediações da antiga Fábrica Confiança, uma residência universitária privada, com 294 quartos individuais.

O investimento ronda os 13 milhões de euros e permitirá a criação de 10 postos de trabalho a tempo integral, 10 para respostas pontuais e 7 a 10 prestadores de serviço, havendo ainda a possibilidade da empresa recrutar licenciados da UMinho.

Os preços rondam os 450 euros e está prevista a criação de “parcerias com empresas locais no âmbito do desenvolvimento da sua atividade, a articulação com os vários núcleos académicos para eventos, apresentação de trabalhos, programas de tutoria e de acompanhamento ao estudo”.

O executivo municipal aprovou, com a abstenção da CDU, o interesse público estratégico do investimento, apoiando com a redução de taxas municipais em 54% e concessão de benefícios fiscais, nomeadamente redução do IMI pelo período de três anos, também em 54%.

O Partido Socialista acompanhou a maioria no voto favorável. Hugo Pires justificou a decisão tendo em conta a “importância que o equipamento tem para o concelho, num momento em que há um problema claro de acesso a habitação”. “É um fenómeno que impede muitos estudantes de se fixarem e estudarem no concelho. A média de renda num quarto, numa residência destas, ronda os 450 euros, mas vai criar 10 postos de trabalho”, acrescentou o socialista.

A vereadora da CDU, Bárbara de Barros, absteve-se, porque, “embora compreenda a escassez de habitação estudantil”, considera que “não é o investimento privado que vai resolver a questão”.

A abertura da nova residência deverá acontecer em setembro de 2023, ou seja, a tempo do arranque do próximo ano letivo.

O edifício terá seis pisos acima do solo e dois de cave, num terreno com 3.100 m2. O projeto conta com dois espaços destinados às funções de estadia e refeições, os espaços comuns, nos pisos inferiores, incluem atividades e funções complementares, como ginásio, áreas lúdicas, de convívio, de lazer, trabalho e estudo. A residência conta ainda com um conjunto de serviços, nomeadamente lavandaria, arrumos, e limpeza. Terá, também, estacionamento para 21 automóveis, 88 motas ou bicicletas.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv