CMB apresenta orçamento de 285ME para 2026, o mais alto de sempre

São mais de 43ME previstos face ao orçamento de 2025.

O orçamento do município de Braga para o ano de 2026 vai ultrapassar os 285Milhões de Euros (ME).

O documento será analisado, e votado numa reuniao camarária extraordinária agendada para a manhã da próxima segunda-feira, 2 de fevereiro.

Trata-se do valor mais alto de sempre. Feitas as contas são mais 43ME previstos face ao orçamento de 2025, o último sob a gestão de Ricardo Rio que também no ano passado tinha batido recordes.

Certo é que uma parte não foi executada em várias áreas, a começar pela mobilidade. Muitas das intervenções que estavam previstas não se concretizaram, nomeadamente a 2ª fase da requalificação da Variante do Fojo, ou vias no Concelho como a Rua de S. Vitor e a Rua D. Pedro V.

Outro dos exemplos está na área da Saúde onde estava previsto um investimento de 5ME que incluia, a construção da Unidade de Saúde de Campos Vilar cujos apoios do PRR também se perderam.

No Desporto e Juventude dos 5.7ME que constavam no orçamento de 2025, intervenções como a requalificação do Pavilhão Flávio Sá Leite, a construção do Campo de Futebol de Gualtar também não saíram do papel.

Os vereadores da oposição apresentaram algumas propostas, resta saber quais terão sido incluídas pelo executivo liderado por João Rodrigues.

A expetativa é que o documento possa ser aprovado na reunião de executivo municipal extraordinária ainda que não seja expectável o voto favorável dos vereadores eleitos pelo PS, movimento Amar e Servir Braga, Iniciativa Liberal e Chega.

Abertura ao diálogo: Quase 70% das propostas da oposição incluídas

Ao que a RUM apurou, das 172 propostas apresentadas pelas diferentes forças políticas, o executivo decidiu incluir 118 medidas no documento final, o que corresponde a uma taxa de aceitação global de 68,6%.

O detalhe da distribuição revela uma forte incorporação de propostas de todos os quadrantes:

  • Movimento Amar e Servir Braga: 65 propostas incluídas (71,4% das propostas apresentadas);
  • Partido Socialista (PS): 38 propostas incluídas (61,3%);
  • Chega: 11 propostas incluídas (78,6%);
  • Iniciativa Liberal (IL): 4 propostas incluídas (80%).

[notícia atualizada às 17h18 com inclusão da percentagem de propostas da oposição]

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Music Hal às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv