Rui Moreira pede ao Governo que declare estado de emergência nacional

O presidente da Câmara Municipal do Porto solicitou este sábado ao Governo que decretasse estado de emergência nacional. Rui Moreira considera que, desta forma, as polícias municipais poderiam “impor maior autoridade”, permitindo que as medidas restritivas implementadas pelo Executivo fossem “mais efectivas”.

Em comunicado, o autarca destaca o sucesso do plano de contingência utilizado na cidade para diminuir a propagação do novo coronavírus, ao ser o primeiro município no país a encerrar equipamentos culturais, espaços públicos ou “a adoptar medidas mais drásticas de tele-trabalho”, dando nota também que já foram mandadas fechar “todas as esplanadas”. Ainda assim, lembra que “o Porto é uma cidade aberta, que recebe gente vinda de muitos locais do país e fora dele”.


Nesse sentido, alerta para a existência de pessoas que “insistem em minimizar a ameaça” e que “mantêm um elevado nível de convivência social no espaço público”. “Os agentes da Polícia Municipal têm reportado um conjunto de situações que implicam mais poder público para que possa ser imposta uma maior distância social em 100% da cidade, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde”, concretiza.

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, declarou esta sexta-feira estado de alerta até, pelo menos, 9 de Abril. No entanto, no entender de Rui Moreira, está na altura de “antecipar a medida”, decretando estado de emergência nacional, algo que cabe ao primeiro-ministro fazer. O presidente da Câmara Municipal do Porto pediu ainda à Ministra da Saúde que acelerasse as medidas de contenção a nível nacional, “a exemplo do que foi feito de forma pioneira na cidade do Porto, impondo-as a todos os municípios que tardam em agir”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv