CM Guimarães estabelece protocolo com Centro de Medicina da UMinho

A Câmara de Guimarães estabeleceu um protocolo com o Centro de Medicina P5, da Universidade do Minho. Segundo o autarca Domingos Bragança, o protocolo “vai permitir o desenvolvimento de consultas digitais, teleconsultas, e projectos de investigação, numa complementaridade com os serviços prestados pelos centros de saúde e pelo Hospital Senhora da Oliveira”.
O protocolo visa, por isso, criar meios alternativos aos presenciais e às linhas telefónicas actualmente existentes para facilitar a realização de diagnósticos e o acompanhamento de doentes, com vista a reduzir o enorme impacto que as restrições levantadas estão a provocar em doentes não Covid, que se vêm impedidos de aceder com regularidade aos cuidados de saúde.
O P5 vai assegurar a prestação de serviços clínicos aos cidadãos de Guimarães, através de plataformas digitais de serviços de monitorização e de avaliação de sintomas clínicos, em articulação com as unidades prestadoras de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde. Existirá a interacção entre os profissionais de saúde e os munícipes e avaliação do impacto dos resultados clínicos, no âmbito de projetos de investigação.
Estão assegurados ainda serviços de apoio clínico para triagem de utentes, através das aplicações digitais ou da linha telefónica, onde os munícipes podem entrar em contacto com os profissionais do P5.
