Famalicão exibe dados sobre o concelho através de centro de inteligência urbana

Dados sobre sinistralidade rodoviária, informação relacionada com a mobilidade dos cidadãos ou o número de queimas e queimadas por freguesia. Estes são alguns dos aspetos que podem ser consultados na plataforma Smart City Famalicão, apresentada esta terça-feira no Centro de Estudos Camilianos, em Seide.

O centro de inteligência urbana permite monitorizar em tempo real um conjunto de indicadores. Os dados, que se dividem pelas categorias ‘Pessoas’, ‘Ambiente’, ‘Governança’, ‘Mobilidade’, ‘Modos de vida’ e ‘Economia’, ficam agregados na plataforma B-Smart, disponível na app Famalicão Your Place. 

A informação pode ser introduzida de três formas: manualmente; a partir de dados nacionais, provenientes, por exemplo, da Proteção Civil; e através da Estação Meteorológica Automática de Famalicão, que dispõe de um conjunto de satélites. Vítor Moreira, diretor municipal, considera que este tipo de informações pode ser importante para perspetivar “intervenções futuras” no concelho. “Se conhecermos os locais onde há mais sinistralidade rodoviária, podemos evitar mais problemas”, pormenoriza.

Outro dos objetivos assumidos pela autarquia é tornar-se “o mais transparente possível”. O presidente da Câmara Municipal acredita que este tipo de projetos pode “melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”. De acordo com Paulo Cunha, a chave para o sucesso da iniciativa é a “interatividade” entre as duas partes, referindo que a aplicação “serve não só para que a câmara informe melhor os munícipes, mas também para que os cidadãos possam informar a autarquia”.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv