CM Braga “disponível” para fechar ruas e aumentar número de esplanadas

A Câmara Municipal de Braga admite encerrar ruas com o intuito de aumentar o número de esplanadas. No entanto, o vereador João Rodrigues adianta que, até ao momento, desde o início da pandemia, só houve um pedido nesse sentido.

A reação surge depois da solicitação feita pela União de Restaurantes do Minho. Face à obrigatoriedade de testar os clientes que frequentem o interior dos restaurantes ou de apresentar o certificado digital Covid-19 em concelhos de risco elevado e muito elevado, a estrutura local de apoio à restauração pede que sejam libertadas ruas no sentido de haver uma maior aposta nas esplanadas, que não estão incluídas nessa restrição.

Em declarações à RUM, o responsável autárquico pela pasta da Gestão e Conservação do Espaço Público mostra-se “disponível” para implementar essa medida, “desde que justificada, necessária e adequada”. “Se houver essa possibilidade e esse interesse, apoiamos esse tipo de iniciativas sem problema algum. Não vamos fechar a Avenida da Liberdade por causa de apenas um restaurante, mas podemos ver caso a caso, com recurso ao bom senso”, explica.


João Rodrigues garante que “não há qualquer reticência da parte da câmara”, frisando, que, até ao momento, “apenas os comerciantes da zona da Sé, com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e dos moradores, manifestaram interesse em fechar essa rua”, cenário que ainda se mantém.

Sobre a possibilidade de a Câmara Municipal vir a financiar testes de rastreio à Covid-19 aos clientes que necessitem, o vereador refere que a situação vai ser analisada na reunião de quarta-feira com a URMinho.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv