Cláudia Sarrico dá aula inaugural como professora catedrática da UMinho

A Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho recebe esta terça-feira, às 15 horas, a aula inaugural de Cláudia Sarrico como professora catedrática da instituição. O momento designa-se ‘Da Engenharia Industrial para a Gestão de Operações’ e conta com a presença da diretora da unidade orgância, Cláudia Simões.
Depois de ter lecionado na Universidade de Aveiro (2000-10) e no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (2010-21), a docente está a finalizar o seu primeiro ano letivo na academia minhota.
Explicando que não foi possível avançar antes com esta aula aberta, por causa da pandemia, Cláudia Sarrico salienta a importância da iniciativa para se “dar a conhecer à comunidade académica da Universidade do Minho”, tendo em vista futuras colaborações. “Muitas vezes [os professores que atingem o estatuto de catedráticos] já estão nas instituições, o que não é o caso”, acrescenta.
Cláudia Sarrico é licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro (com períodos de intercâmbio nas universidades de Lyon III, França e de Friburgo/Instituto Fraunhofer, Alemanha) e doutorada em Gestão pela Warwick Business School, no Reino Unido.
Além da docência, conta no percurso profissional com experiências como assessora da presidência da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Gabinete de Estudos e A3ES – Análise da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e como analista no grupo de estatística e investigação operacional da Royal Mail Consulting (Reino Unido).
Trabalhou ainda como cientista na Unidade de Gestão da Cadeia de Fornecimento da Unilever Research e analista de políticas de ensino superior e ciência na OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Atualmente é investigadora sénior do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior.
Fazendo jus ao nome da sessão, a docente explica que tem centrado o seu trabalho “na melhoria da gestão de operações”, através da medição de indicadores como o desempenho, a qualidade, os recursos, a rapidez e a confiabilidade.
*com Marta Lima
