Citeve e CeNTI esperam 80 milhões do PRR para investir em 20 projetos

O Citeve – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário – e o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes -, em Vila Nova de Famalicão, vão receber 80 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para desenvolver 20 projetos. Um deles, o Citeve Technology Campus, inclui oficinas piloto e laboratórios, que vão permitir criar conhecimento novo, para ser possível reutilizar os materiais que integram as baterias, nomeadamente o lítio.
O presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, visitou estes centros de investigação, no âmbito do Roteiro Created In. O Citeve Technology Campus terá como objetivo gerar conhecimento para as empresas, sobretudo nas áreas da sustentabilidade, da bioeconomia, transição digital, design e produto para a circularidade e performance
Apesar de serem esperados 80 milhões de euros, até ao momento, o Governo ainda não desembolsou verba nenhuma, mas o diretor-geral destes organismos, António Braz Costa, espera que “os primeiros valores cheguem antes do final do ano”.
“Temos consciência da dimensão destes projetos e as condições em que laboramos, como o acesso a recursos humanos qualificados, espaços para a instalação de novos laboratórios, fornecimento de equipamentos de laboratório, mas a nossa perspetiva é a de que vamos cumprir tudo”, apontou o responsável, deixando a garantia de que, dentro de quatro anos, “o Citeve e o CeNTI serão diferentes”. Atualmente, há cerca de 320 investigadores nos dois espaços, mas a expectativa é contratar “entre 150 a 200 pessoas”. Estes centros procuram contratar na India e no Brasil, mas também estão atentos a outras geografias, como “Chile, Argentina e México”.
“Esperamos que, por via da investigação e desenvolvimento, haja resultados que possam ser transferidos para as empresas, por forma a que tenham valor acrescentado e, com isso, fiquem mais capacitadas para evoluírem, nas condições de trabalho e nas massas salariais, porque queremos que, cada vez mais, se ganhe melhor em Famalicão”, afirmou o autarca, Mário Passos.
