Cirurgiões do Hospital de Braga “exaustos” ameaçam com baixas médicas

“Chegou ao limite. Os médicos estão exaustos, atemorizados”, começa por dizer Susana Costa, do Movimento Médicos em Luta à RTP. De acordo com esta profissional de saúde, depois da recusa a horas extraordinárias, vários cirurgiões de Braga vão entregar baixas médicas por exaustão. “Deveriam apenas prestar apoio a doentes internados aos doentes emergentes e das unidades dos cuidados intensivos. Neste momento há algumas manobras dentro do Hospital no sentido de forçar os colegas a assumirem os doentes da doença externa”, continuou.
O Hospital de Braga serve uma parte considerável da população nortenha. Com as limitações sentidas na região, a sobrecarga assistencial está agora no Hospital de São João, cuja direção assume dificuldades na gestão diária.
Recorde-se que desde as 8h00 deste sábado até às 8h00 de domingo, o serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Braga está encerrado. Neste período, quem necessitar deste tipo de urgência só será assistido noutros hospitais da região, nomeadamente Guimarães, Famalicão ou Viana do Castelo.
c/RTP
Em casos de urgência, as grávidas e parturientes da região devem optar por:
deslocar-se a um dos outros Hospitais da região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia:
Hospital Senhora da Oliveira/Guimarães, CHMA/Famalicão e ULSAM/Viana do Castelo;
ou contactar a Linha SNS 24 – 808 24 24 24.
