Circuito arranca esta semana com espetáculo de realidade virtual

Masterclasses, espetáculos de comunidade, exposições e instalações para todas as idades. O Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts apresenta mais de 30 atividades para os primeiros sete meses do ano com o objetivo de “envolver a comunidade através da experimentação e a participação em vários processos criativos”.
Artistas nacionais como Dada Garbeck e internacionais como Steve Gunn, David Moore, Peter Kutin e Patrick Lechner, e parcerias com organizações como o Teatro Municipal do Porto, INDEX – Bienal de Arte e Tecnologia, EU Digital Deal ou o Youth 4 Bauhaus. O Circuito oferece um “leque diferenciado de atividades” de janeiro a julho de 2024.
A programação arranca já esta semana, com dose dupla de ‘BERTIE’, uma coprodução Circuito e Teatro Municipal do Porto que acontece simultaneamente em três salas, no gnration, em Braga, e no Rivoli e Campo Alegre, no Porto. Aos microfones da RUM, Sara Borges, coordenadora de mediação e participação do Teatro Circo, explica que a nova criação da realizadora e artista visual Rita Barbosa “explora um universo digital onde os intérpretes interagem simultaneamente nos diferentes espaços”.
Concebido especificamente para o projeto, este videojogo imersivo é composto por uma projeção vídeo 3D que consiste na transmissão streaming de óculos VR (realidade virtual) usados pelos intérpretes nas três salas de espetáculo. Desta forma, explica Sara Borges, os espectadores em Braga terão uma “experiência diferente” dos que assistirem, por exemplo, no Rivoli.
A experiência de realidade virtual será apresentada esta sexta-feira, às 21h30, e no sábado, às 18h00.
ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos decorre de fevereiro a novembro
Estão abertas as inscrições para a ‘ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos’, que decorre de fevereiro a novembro. Promovida pelo Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, a nova edição será conduzida pelo músico Rui Souza, mais conhecido por Dada Garbeck.
Aberta a todos e sem limites de idade ou conhecimentos, a orquestra, composta por computadores, sintetizadores e outros instrumentos eletrónicos, contará com apresentações públicas ao longo do ano. A primeira decorrerá durante o INDEX – Bienal de Arte e Tecnologia, a 17 de maio, no Theatro Circo. As sessões começam já em fevereiro, no dia 06.
Steve Gunn e David Moore realizam masterclass a 24 de fevereiro
No âmbito do Circuito Avançado, os norte-americanos Steve Gunn e David Moore orientam a masterclass ‘Diálogos na Música’, a 24 de fevereiro, onde os artistas darão a conhecer o seu processo de diálogo através do instrumental.
Durante o INDEX – Bienal de Arte e Tecnologia, no dia 11 de maio, Elías Merino e Tadej Droljc realizam a masterclass ‘Processo de Composição em SYNSPECIES’. Sarah Washington e Knut Aufermann são Mobile Radio, e, a 15 de junho, estão à frente da masterclass e workshop ‘Radio Art’, onde irão explora, respetivamente, a rádio como meio para fins artísticos e os transmissores de rádio na criação de performances musicais e instalações sonoras.
Sessões de cinema de animação em fevereiro
As sessões de cinema de animação arrancam com a exibição de ‘Preferia Não O Fazer’, de 20 a 24 de fevereiro, e ‘Balões, Gatos e Tamborins’, no dia 29 de junho.
O ‘CoderDojo Braga’ é uma iniciativa sem fins lucrativos orientada pelo Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho (CeSIUM) que tem como objetivo ensinar programação a crianças e jovens dos 7 aos 17 anos e será dinamizada no dia 02 de março. Também o espetáculo ‘Nuvens’ sobe ao palco do Theatro Circo, a 03 e 04 de maio.
Mini Mapa Sonoro propõe viagem à descoberta dos sons do património bracarense
No Circuito Escolar, entre janeiro e junho, decorre o projeto ‘Diários de Bordo’ dedicado aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Também de janeiro a junho, o ‘Mini Mapa Sonoro’ percorre Braga, propondo uma viagem à descoberta dos sons do património bracarense, em locais como o Tesouro-Museu da Sé de Braga, o Museu D. Diogo de Sousa e o Palácio do Raio, que culminam num mapa visual e sonoro.
O ‘WE! Workshops de Experimentação’ está de regresso com vários momentos ao longo do ano e nesta edição abre também inscrições para instituições e grupos de pessoas seniores ou com necessidades específicas.
Circuito no aniversário do gnration e no INDEX
Com o Circuito Para Todos, o Serviço Educativo Braga Media Arts marcará presença no aniversário do gnration e no INDEX – Bienal de Arte e Tecnologia com diferentes atividades para todos os públicos. Ao longo do dia, nos 11 anos do gnration, os mais novos são convidados a interagir com o universo das reportagens, da música e das notícias na ‘Estação de Experimentação: Posto de Transmissão’, marcada para o dia 27 de abril. “A ideia é simular a prática da rádio e de diferentes postos de escuta, dialogando com aquilo que vai acontecer no próprio gnration nesse dia”, explica Sara Borges.
Ao longo do ano, o Circuito continuará a promover a descoberta do universo das Media Arts através de visitas guiadas às instalações e exposições nas galerias do gnration em fevereiro, abril e junho, e para escolas e grupos mediante marcação.
Toda a programação aqui.
