Cinema no Pátio no gnration faz reflexão sobre ser humano

O cinema volta ao pátio do gnration em agosto. Todas as quintas-feiras do mês, sempres às 21h30, são apresentados filmes que representam o irreal, o medo e o presente através da linguagem cinematográfica.

O ciclo conta com curadoria do realizador Eduardo Brito, que revela à RUM que a programação parte de uma reflexão do sociólogo Edgar Morin sobre a compreensão humana, e do “cinema como uma arte, uma forma de expressão capaz de representar o mais profundo do ser humano, através de uma linguagem própria”.

A programação arranca a 7 de agosto, com a longa de “suspanse” ‘A Vítima do Medo’, do británico Michael Powell, sobre “o desejo não só de filmar, mas também de matar”. Na semana seguinte, ‘On Falling”, da realizadora portuguesa retrata “o trabalho e a desumanização do trabalho no tempo presente”.

Depois, surge o filme póstumo do realizador Abbas Kiarostami, ‘24 Frames’, em que utiliza a fotografia “projetada 24 vezes por segundo para criar no olho ou na mente humana a ilusão do movimento”. O último filme em exibição será o ‘Cinco Da Tarde’, do brasileiro Eduardo Nunes, “um retrato da melancolia”.

Para Eduardo Brito, os espetadores que estiverem presentes nas quatro sessões vão perceber o que une estes filmes, de uma forma “mais óbvia ou mais subtil”.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sister Midnight
NO AR Sister Midnight A seguir: Corrente Sonora às 01:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv