Cinema de animação português em destaque no 8.º episódio do Close-up

O Close-up – Observatório de cinema está de regresso a Vila Nova de Famalicão sob o mote ‘Infância e Juventude’.

De 14 a 21 de outubro, o 8.º episódio leva mais de 30 sessões de cinema, algumas das quais comentadas, que se dividem pela Casa das Artes e pelo Teatro Narciso Ferreira.

O “grande momento” da noite de abertura, segundo Vítor Ribeiro, responsável pela programação, estará ao cargo dos Sétima Legião que celebram os seus 40 anos e vão acompanhar a projeção da curta-metragem ‘Um Tesoiro’, de António Campos, às 21h45. O programa conta também com o filme-concerto ‘East Atlantic’ por José Alberto Gomes e Miguel C. Tavares, agendado para o dia 18, às 21h45, e o ‘Fil’Mus2′ que será interpretado ao vivo com uma componente teatral pela ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, marcado para 21 de outubro, às 15h30.

Em ano de celebração do centenário do cinema de animação português, o destaque da secção ‘Fantasia Lusitana’ vai para a realizadora Regina Pessoa. “É uma figura importantíssima do cinema de animação português. Teve as suas quatro curtas-metragens presentes em todos os grandes festivais de animação do mundo, tendo sido premiada em todos eles”, salienta o responsável. A programação conta também com uma masterclasse pela própria, marcada para as 10h00, do dia 20 de outubro. 

Além disso, a realizadora foi convidada a selecionar um conjunto de filmes da produção portuguesa de animação que definem uma identidade contruída ao longo de quatro gerações.

A secção ‘Histórias do Cinema’ desta edição, “uma das mais fortes” na ótica de Vítor Ribeiro, é dedicada aos dois “grandes cineastas da história do cinema”, John Cassavetes e Glauber Rocha. “Um realizador norte-americano e um brasileiro que têm muitas semelhanças do ponto de vista das influências, com obras muito fortes”, considera.

‘Aos Nossos Amores’, de Maurice Pialat, e Onde Fica a Casa do Meu Amigo, de Abbas Kiarostami, são alguns dos filmes que compõem a secção ‘Paisagens Temáticas’.

O Close-up também não esquece o cinema destinado às escolas. Ficção, animação e documentário são algumas das propostas divididas pelos auditórios do Teatro Municipal e por visitas às escolas do território e direcionadas para todos os graus de ensino, do ensino básico até ao secundário. Além disso, o programa conta com a apresentação de livros e oficinas.

 

Mais informação aqui.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Rádio Aurora - A Outra Voz às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv