Lucky Star – Cineclube de Braga exibe doze filmes para um ‘Ensaio Para o Futuro’

Durante os meses de setembro e outubro, o Lucky Star – Cineclube de Braga exibe, em parceria com os Encontros da Imagem, doze filmes. O ciclo tem como mote o tema deste ano, ‘Ensaio para o Futuro’, e será dedicado à memória de Carlos Fontes, que faleceu no passado mês de agosto.

‘A Terra dos Faraós’, de Howard Hawks, é a primeira película do programa e será apresentada já esta quinta-feira. Rodado no Egipto, o filme contou com “milhares de figurantes” salienta, à RUM, João Palhares, vice-presidente do cineclube que considera um trabalho “fabuloso”. “Howard Hawks é um realizador muito conhecido de Hollywood, mas sobretudo pelas comédias, westerns e filmes noir. Em 1955, resolveu fazer um épico-trágico com figurantes locais”, refere, contudo, “foi um insucesso comercial muito grande, tendo parado quatro anos até regressar com o célebre ‘Rio Bravo'”.

Na semana seguinte, no dia 26, o ciclo apresenta o filme ‘Moisés e Aarão’, de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, e ‘Mad Max: Estrada da Fúria’, de George Miller. 



Outubro com filme do cineasta português Paulo Rocha

Em outubro pode ser visto o filme ‘A Cordilheira dos Sonhos’, de Patricio Guzmán, no dia 3, e ‘2001: Odisseia no Espaço’, de Stanley Kubrick, no dia 5, que será apresentado pelo professor da Universidade do Minho, Tiago Cerejeira Fontes.

‘Playtime – Vida Moderna’, de Jacques Tati, e ‘Alphaville’, de Jean-Luc Godard, dois clássicos dos anos sessenta, serão exibidos nos dias 10 e 12, respetivamente. Já no dia 19, é a vez de ‘Holy Motors’, de Leos CaraxNa penúltima semana do ciclo serão exibidos ‘Crash’, de David Cronenberg, no dia 24, e ‘Coisas Secretas’ de Jean-Claude Brisseau, no dia 26. A encerrar o programa, no dia 31, está ‘A Ilha dos Amores’, de Paulo Rocha. Para João Palhares a obra do cineasta português, baseada na vida e na obra de Wenceslau de Moraes, é “inesquecível”.

O ciclo conta ainda com a exibição da curta-metragem ‘Sweet Survival’, de Katharina Gerlich, no dia 28 de setembro, que contará com a presença da atriz Marta Carvalho, e do documentário ‘Eis o Admirável Mundo em Rede’, de Werner Herzog, no dia 17 de outubro.

As sessões do Lucky Star – Cineclube de Braga acontecem no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, às terças e quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada custa um euro para estudantes e utentes da biblioteca e três para o público em geral. Os sócios do cineclube têm entrada gratuita.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sem Regras
NO AR Sem Regras A seguir: RAPresentação às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv