CIM Cávado e Ave avançam com concessão única de transportes em 2028

A concessão única de transportes nas comunidades intermunicipais do Cávado e do Ave é mais um passo para a constituição de uma área metropolitana no Minho.

O novo sistema deverá entrar em funcionamento em 2028 e vai permitir aumentar a oferta.

Rafael Amorim, secretário executivo da CIM Cávado, explica que o objetivo é “retirar o automóvel dos centros urbanos, oferecendo um transporte público de qualidade”. “Percebemos que o caminho lógico seria a junção das CIM’s com Barcelos, que era uma autoridade de transportes independente e verá a sua oferta integrada neste contrato”, apontou o responsável, que considera este “mais um passo natural na junção das duas entidades intermunicipais”.

Além de mais utentes a viajar de autocarros e aumento da frequência de linhas, este novo sistema vai disponibilizar novas linhas. Duas delas já estão definidas: Barcelos- Porto (via autoestrada); Viana do Castelo – Porto (via Esposende). O desenho da futura rede por parte da CIM Cávado já está concluído, já a CIM Ave está em fase de conclusão. “O número de serviços dentro de Barcelos poderá passar de cinco para 15”, acrescentou o secretário executivo da CIM Cávado. Para o responsável, “a mobilidade tem que se trabalhada à escala supramunicipal”.

As Autoridades Intermunicipais de Transportes do Cávado e Ave e a Autoridade de Transportes de Barcelos já têm aprovadas um Acordo de Colaboração destinado à preparação da contratualização da nova concessão de transportes públicos, prevista para o ano de 2028.

O alargamento deste acordo surge na sequência do Memorando Político assinado em janeiro entre a Comunidade Intermunicipal do Cávado e a do Ave.

“As Autoridades Intermunicipais de Transportes do Cávado e Ave e a Autoridade de Transportes de Barcelos assumem o compromisso de desenvolver soluções concertadas em áreas de interesse estratégico comum no setor do transporte público, através de uma base institucional e política colaborativa, reforçando o trabalho conjunto em benefício de toda a comunidade, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios”, explica a CIM Cávado. A Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado detém as competências de transporte intermunicipal e inter-regional da respetiva NUT III, bem como das competências municipais de Amares, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.

Por seu lado, a Autoridade Intermunicipal de Transportes do Ave detém as competências de transporte intermunicipal e inter-regional da respetiva NUT IIII, bem como das competências municipais de Cabeceiras de Basto, Fafe, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso e Vizela.

De acordo com os dados mais recentes do serviço de transportes públicos do Cávado, até agosto deste ano, foram transportados mais de 2,2 milhões de passageiros, mais 24% face ao período homólogo de 2024.

As ligações Braga/Barcelos (via Prado), Braga/Arcos de Valdevez e Braga/Guimarães (pela A11) são as mais utilizadas. 

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Liliana Oliveira
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