Projeto ‘Cientista regressa à escola’ promove cultura e literacia científica

O ‘Cientista regressa à escola’ é o nome do projeto implementado pelo Município de Braga, em parceria com Native Scientist, que quer aproximar cientistas e alunos, trazendo os investigadores de volta às escolas onde fizeram o seu percurso escolar.
Esta sexta-feira, as EB1 de Panoias e Garapôa receberam a visita de cientistas que realizaram oficinas de ciências de forma a fomentar o gosto pela ciência entre os mais novos. Para Carla Sepúlveda, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, trata-se de um projeto “estimulante para os alunos na medida em que potencia o encontro intergeracional e devolve à escola ex-alunos que agora são profissionais na área da ciência”.
A iniciativa envolve cerca de 60 alunos das EB de Panoias, Garapôa e Tebosa, com a comunidade educativa destes estabelecimentos de ensino a receberem os cientistas bracarenses Sandra Carvalho, João Carlos Henriques e Sofia Ferreira. Na EB1 de Tebosa, a oficina de ciência irá decorrer a 24 de abril.
Este é um programa educativo que promove o regresso de cientistas às suas escolas de origem do 1º ciclo para realizar oficinas de ciência com alunos do 4ºano de escolaridade. Contribuir para a promoção da cultura e literacia científica em Portugal e, em simultâneo, desconstruir estereótipos relativamente aos cientistas é o principal objetivo do projeto.
