Ciclo ‘Conhecer Braga’ da BLCS pretende mostrar cultura e figuras da cidade

O ciclo “Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património”, organizado pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, recebeu esta quinta-feira uma conferência sobre o Bom Jesus do Monte. A iniciativa criada este ano pela biblioteca tem como objetivo dar a conhecer as personalidades mais notáveis, a riqueza arquitetónica, as festividades cíclicas e as organizações de Braga.
António Gonçalves, da organização, diz que a iniciativa “pretende mostrar um pouco Braga, como a cultura, as figuras mais importantes ou os monumentos”.
Intitulada ‘O Santuário do Bom Jesus do Monte – Património Mundial da UNESCO’, a conferência contou com “três oradores especialistas muito ligados ao monumento, desde a candidatura a património às obras que publicaram”, nomeadamente Aurélio de Oliveira, professor Catedrático convidado da Universidade da Maia, com ‘As origens do Santuário do Bom Jesus’, José Carlos Gonçalves Peixoto, professor aposentado, com ‘O Ascensor do Bom Jesus do Monte’, e José Manuel Cordeiro, professor aposentado do Ensino Superior – Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, com Niklaus Riggenbach e o Elevador do Bom Jesus.
Neste contexto, vai estar patente na Biblioteca, entre os dias 18 e 31 de julho, uma exposição intitulada “O Santuário do Bom Jesus do Monte – Património Mundial da UNESCO”, que inclui material bibliográfico como manuscritos oitocentistas, livros e publicações periódicas, bem como imagens das notícias referentes às comemorações do Centenário do Bom Jesus em jornais da época, existentes na cidade de Braga.
A próxima conferência do ciclo “Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património” está agendada para o mês de setembro e vai homenagear o antigo diretor do Diário do Minho, o padre Silva Domingues.
