CFJ. Lista C quer aproximar órgão dos alunos. Lista D aposta na inclusão

As duas listas candidatas ao Conselho Fiscal e Jurisdicional (CFJ) da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) pretendem aproximar a comunidade ao órgão e organizar os documentos mais antigos para facilitar a sua consulta e escrutínios da comunidade estudantil.

Em entrevista à RUM, o candidato pela Lista C – “Centrado na exigência”, Pedro Antunes, defende a criação de um “espaço comum digital” onde poderão ser consultados todos os pareceres e outros documentos apresentados em Reunião Geral de Alunos (RGA). Apesar deste espaço já existir, na prática, o estudante do mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação confessa a dificuldade, devido a desorganização da plataforma, em encontrar estas que são “ferramentas” essenciais para o desenvolvimento do sentido crítico dos alunos.

Do lado da Lista D – “Democratizar a Academia”, para além de um espaço virtual, Daniela Amorim defende a criação de um arquivo físico numa das salas da sede da AAUMinho. Aqui poderão ser consultados documentos que a estudante de Ciência Política pretende que sejam “traduzidos para inglês” e “adaptados para braille”. Uma versão áudio dos pareceres é outra das medidas apresentadas no manifesto da lista D.

Os dois candidatos concordam na premência de intensificar a cooperação entre os diferentes órgãos. Daniela Amorim quer apostar em formações gratuitas para os núcleos, secções e delegações. “Vem promover e ajudar a melhorar o trabalho da associação”, defende.

Pedro Antunes, por sua vez, lança a discussão sobre a importância de rever os estatutos da AAUMinho, no sentido de incentivar à sua correção pontos em que existem oportunidades de melhoria, especialmente no que toca a datas contraditórias que em vez de serem “objetivas” acabam, na sua opinião, por ser “subjetivas”.

Nas últimas eleições para os órgãos sociais da AAUMinho, a abstenção para o CFJ foi a grande vencedora da noite com 83,7%.

Para chamar à atenção dos estudantes durante a campanha eleitoral, toda a equipa da lista C, muito ligada a iniciativas de cariz solidário, irão estar em contacto com os estudantes da UMinho numa campanha em parceria com a Refood de Braga e Guimarães nos campi de Gualtar, Azurém e Couros. A ideia passa por recolher alimentos e, simultaneamente, dar a conhecer as suas ideias para o CFJ. As datas e horários estão disponíveis nas redes sociais da lista C.

Por outro lado, Daniela Amorim, da Lista D, frisa que a questão da abstenção deve contar com o compromisso de todos os órgãos sociais ao longo do ano. “Só abordamos o tema na altura das eleições, assim será impossível combater esse fenómeno”, argumenta.

As entrevistas podem ser ouvidas na íntegra, em podcast.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv