CESP exige aumento dos salários e encerramento do comércio aos domingos e feriados

Depois do pré-aviso de greve para os trabalhadores da Grande Distribuição e Comércio agendada para este sábado, o CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal realiza uma ação de denúncia às 10h00, na Praça da República, em Braga.


O aumento dos salários e o encerramento do comércio aos domingos e feriados são as principais reivindicações do setor. À RUM, Ana Rodrigues, coordenadora do CESP no distrito de Braga, denuncia a “desigualdade na distribuição da riqueza”. “A ação deve-se ao facto destas empresas angariarem milhões e os trabalhadores sofrem pequenos aumentos”, aponta, mostrando preocupação com o aumento do custo de vida.

A valorização das progressões de carreira é outra das exigências do sindicato. Segundo Ana Rodrigues, o que se verifica é que “os trabalhadores chegam a uma determinada altura e não progridem, ficam completamente estagnados, muitos deles em salário mínimo nacional”.


“Depois apresentam prémios na tentativa de demover os trabalhadores a não aderirem à greve, mas os trabalhadores não comem, não bebem e não têm despesas só num mês. Se transformassem esses prémios que atribuem uma vez por ano em aumentos salariais teriam bem mais utilidade”, ressalta.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv