CESP exige aumento dos salários e encerramento do comércio aos domingos e feriados

Depois do pré-aviso de greve para os trabalhadores da Grande Distribuição e Comércio agendada para este sábado, o CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal realiza uma ação de denúncia às 10h00, na Praça da República, em Braga.
O aumento dos salários e o encerramento do comércio aos domingos e feriados são as principais reivindicações do setor. À RUM, Ana Rodrigues, coordenadora do CESP no distrito de Braga, denuncia a “desigualdade na distribuição da riqueza”. “A ação deve-se ao facto destas empresas angariarem milhões e os trabalhadores sofrem pequenos aumentos”, aponta, mostrando preocupação com o aumento do custo de vida.
A valorização das progressões de carreira é outra das exigências do sindicato. Segundo Ana Rodrigues, o que se verifica é que “os trabalhadores chegam a uma determinada altura e não progridem, ficam completamente estagnados, muitos deles em salário mínimo nacional”.
“Depois apresentam prémios na tentativa de demover os trabalhadores a não aderirem à greve, mas os trabalhadores não comem, não bebem e não têm despesas só num mês. Se transformassem esses prémios que atribuem uma vez por ano em aumentos salariais teriam bem mais utilidade”, ressalta.
