CERCI Braga vai candidatar nova residência no centro da cidade ao PRR

A CERCI Braga vai candidatar ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) uma nova residência para cidadãos com deficiência intelectual. 

A Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos (CERCI) está sediada em Navarra e um dos objetivos é aproximar a instituição da cidade, facilitando a integração dos utentes na sociedade.

“A nossa estrutura residencial está no centro e pretendemos alargar, para eles estejam efetivamente integrados no centro da cidade. Está previsto avançar com candidaturas ao PRR, para uma nova residência, que esperamos que seja próxima das duas atuais”, revelou à RUM a diretora da CERCI Braga, Vera Vaz.

Neste momento, a instituição conta com duas residências, em S.Vicente, que acolhem 10 adultos com deficiência intelectual.

Para a Cooperativa, “é importante ter serviços diferenciados para necessidades diferenciadas”. “Haverá jovens que tenham outro tipo de necessidades e que façam mais sentido num espaço mais rural, mais terapêutico, e outras em que façam mais sentido esta integração plena em termos de contextualização dos serviços da cidade”, justificou a responsável.

A instituição está sediada em Navarra, longe do centro da cidade, e isso dificulta a integração de alguns utentes. “A inclusão só se trabalha naquilo que são os serviços da própria comunidade e os serviços estão todos na cidade. Nós queremos ir à piscina, temos que ir à cidade, vamos ao pavilhão, que é na cidade, tudo acontece na cidade e obriga-nos a fazer várias viagens durante o dia para que eles possam estar nestas atividades e na comunidade”, explicou Vera Vaz. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv