INHouse. Projeto inovador oferece alojamento em troca de integração social

Se és estudante universitário, consideras-te responsável e andas à procura de alojamento, a Cerci Braga pode ter uma solução e desafio à tua medida.
A instituição está a oferecer, durante um ano, alojamento para um ou dois alunos na zona de Infias, mas em troca os selecionados irão integrar no projeto Inclusive House – INHouse. Esta iniciativa visa juntar estudantes universitários a cinco adultos com deficiência intelectual ligeira.
Para estes cinco utentes da Cerci Braga, esta é uma oportunidade para trabalharem a sua autonomia no dia-a-dia e deste modo conseguirem ter um percurso de vida mais independente. Ou seja, os estudantes podem contribuir para uma melhor integração na comunidade.
Ouvida pela Universitária, a diretora técnica do Centro de Atividades Ocupacionais da CERCI Braga, Tânia Dias, explica que os estudantes serão acompanhados por técnicos especializados. A responsável descreve o INHouse como uma experiência social “com retorno para ambas as partes”.
Neste momento, o INHouse está a ser divulgado junto de estudantes da Universidade do Minho e da Universidade Católica. O projeto é financiado pelos Prémios BPI “La Caixa” Capacitar 2020.
A Cerci Braga está à procura de estudantes maiores de 20 anos, com um elevado sentido de responsabilidade, compromisso e interesse por causas sociais. Experiências de voluntariado também são valorizadas. Os interessados devem enviar uma carta de motivação, um vídeo com cerca de 2 a 3 minutos onde realçam experiências que considerem relevantes e, ainda, o currículo para info@cercibraga.pt, com assunto “Candidatura – INHouse”.
