CERCI Braga inaugura jardim sensorial e terapêutico para melhorar qualidade de vida dos utentes

‘5enses’. Este é o nome do novo jardim sensorial e terapêutico da CERCI Braga – Cooperativa de Educação e Reabilitação para Cidadãos mais Incluídos. Incubado no Boost Camp do Human Power Hub e impulsionado pela Fujitsu, o projeto, inaugurado esta segunda-feira, proporciona uma experiência terapêutica com a natureza aos utentes da instituição, como também à comunidade bracarense.


Na inauguração, Maria Clara Marques Mendes, secretária de Estado para a Ação Social e Inclusão, elogiou o trabalho desenvolvido pela associação e salientou a importância do novo projeto que, no seu entender, é “muito relevante” e deve ser “replicado” pelo país.

“Apesar de ser uma instituição ainda nova na sua existência, tem feito um trabalho excelente no que diz respeito à inclusão e à capacitação das pessoas com deficiência, um trabalho que faz também junto da comunidade e é um orgulho ver instituições como estas a fazerem este verdadeiro serviço público”, afirmou Maria Clara Marques Mendes.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, o jardim sensorial e terapêutico é demonstrativo do percurso da cooperativa que, na sua opinião, tem sido “notável”, “quer do ponto de vista da tentativa de garantir a sua própria sustentabilidade, que é fundamental para garantir a continuidade dos serviços que prestam aos seus utentes, mas sobretudo de reforço de projetos que visam criar melhores condições de integração e de acolhimento desses mesmos utentes”. 


O edil elogia também o envolvimento da CERCI com a comunidade e com o tecido empresarial no sentido de “criar condições para que estes projetos vão surgindo quase que em catadupa”.

 

De acordo com Vera Vaz, presidente do conselho de administração da CERCI Braga, o ‘5enses’, pretende “estimular os sentidos dos utentes com menos autonomia”, melhorando a qualidade de vida, nomeadamente através de instrumentos musicais, figuras geométricas, cores ou mesmo plantas, como alfazema e rosmaninho. “No que toca ao paladar, temos também uma pequena plantação de morangos e de maracujás”, acrescenta a responsável.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv